Assis recebe unidade operacional do SEST SENAT
Compartilhe

O projeto de expansão e melhoria da infraestrutura das unidades operacionais do SEST SENAT continua em 2020. E a primeira conquista foi a inauguração da unidade de Assis (SP), realizada na terça-feira (4).

A unidade é uma substituição à de Nova Alexandria, em funcionamento desde 2005. Mais ampla, moderna e eficiente, a estrutura vai oferecer novos serviços, como treinamentos no simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus – tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica. Na área de saúde, serão oferecidos atendimentos de psicologia, nutrição e fisioterapia, além de haver a ampliação dos atendimentos de odontologia. A capacidade é de 128 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. O valor total de investimento na nova sede é de R$ 20,5 milhões.

“Escolhemos Assis por entendermos que a cidade desempenha um papel importante na economia da região. A localização da unidade, às margens da rodovia Raposo Tavares, nos dá a segurança de que o nosso trabalho aqui alcançará grandes e expressivos resultados”, destacou o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, em seu discurso.

Vander Costa também lembrou da responsabilidade com a qual o SEST SENAT aplica os recursos recebidos dos transportadores ao evidenciar a eficiência alcançada no último ano. “Em 2019, tivemos um novo recorde. Foram 12,8 milhões de atendimentos, um crescimento de 21% em relação a 2018 sem nenhum aumento de gastos operacionais. Isso é ser eficiente. E essa eficiência é um compromisso assumido pelo SEST SENAT com os transportadores brasileiros, responsáveis pelos recursos que custeiam os nossos programas, projetos e ações.”

A nova estrutura tem 4.391,98 m² de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; sala para 40 alunos do treinamento de MOPP (Movimentação de Produtos Perigosos); três salas de atividades práticas da oficina pedagógica; e dois laboratórios de informática, com capacidade para 18 alunos cada.

Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em oito consultórios. Conta, ainda, com um centro de eventos e quadra poliesportiva para atividades de esporte e lazer. Tudo isso para proporcionar mais qualidade ao setor de transporte de Assis e da região.

“Um dos pilares fundamentais da nossa empresa é a segurança. Por isso, fiquei muito satisfeito em conhecer o módulo de treinamentos dessa nova unidade de Assis e, principalmente, o simulador de direção. Em nossos veículos, temos câmeras com detector de fadiga, mas não conseguíamos ainda simular algumas situações reais. Agora, com o simulador do SEST SENAT aqui, acredito que o treinamento ficará completo”, afirma Huber Mastelari, diretor-presidente da Lots Group no Brasil, empresa que atua com transporte fora de estrada, na área de mineração.

Para o prefeito de Assis, José Aparecido Fernandes, a chegada da nova unidade representa progresso e desenvolvimento para a cidade. “Estamos bastante felizes com esse presente que Assis ganha hoje. Tenho a certeza de que o SEST SENAT vai contribuir muito para o crescimento da nossa cidade”, disse ele durante seu pronunciamento no evento.

Homenagem

A nova unidade recebe o nome do empresário Antonio Carlos Fernandes Carrion, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do setor de transporte de cargas em São Paulo. Carrion é diretor da empresa Carrion Transportes Ltda.; presidente do SETCAPP (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Presidente Prudente); vice-presidente regional da Fetcesp (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo); e conselheiro do SEST SENAT.

Expansão

A unidade de Assis é a primeira a ser inaugurada em 2020. Ela integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil, que, desde 2017, já inaugurou 25 novas estruturas, sendo 13 somente em 2019. A previsão é que pelo menos 20 novas unidades sejam inauguradas neste ano, em todo o país. No estado de São Paulo, serão mais três: Praia Grande, no próximo dia 14; Osvaldo Cruz, em março; e Atibaia, em maio.

“A ampliação das unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas”, destaca o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de São Paulo, Mauro Artur Herszkowicz. Em todo o país, são 152 unidades em funcionamento. Dessas, 27 estão no estado de São Paulo.


voltar