A indústria acelera o passo, diz CNI
Compartilhe

A capacidade instalada da indústria brasileira, pesquisa divulgada na última sexta-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), traz um conjunto de informações indicando uma retomada mais firme do setor industrial. “A indústria está trocando de marcha, acelerando”, afirma o economista da CNI, Marcelo Azevedo.

O que colocou a CNI no modo otimista é a combinação de dados positivos. A utilização da capacidade instalada das indústria chegou a 70% em outubro. Trata-se do nível mais elevado desde novembro de 2014. A produção chegou a 55,2 pontos, patamar mais elevado desde outubro de 2010.

Outro dado relevante: os estoques estão em queda. Baixaram para o nível de 51,1 pontos. A intenção investimento também subiu a 56,2 pontos.

Marcelo Azevedo explica que, se a produção está aumentando e os estoques caindo, isso indica aumento de demanda. E com o ajuste dos estoques, o aumento da demanda puxa a produção, numa sequência que leva a mais investimentos e mais contratações.

Pela metodologia da pesquisa, acima de 50 pontos indica aumento da produção e do emprego. O emprego é o único indicador que ainda está abaixo dos 50 pontos, pois é o último a reagir num processo de retomada da atividade. Ficou em 49,5 pontos em outubro. Marcelo Azevedo, no entanto, diz que os sinais no mercado de trabalho são de melhoria.

O economista diz que a recuperação da indústria está impulsionada pelo aumento do consumo interno. E que a aceleração da indústria neste final de ano abre uma perspectiva otimista para 2020.


voltar