A confiança como agente de desenvolvimento de lideranças
Compartilhe

Se caminharmos pelo campo filosófico, a confiança exerce um papel central nos relacionamentos. Ela sempre está presente e é necessária nas relações entre pais e filhos, marido e mulher e entre amigos, por exemplo. No mundo empresarial, entre organizações e clientes e líderes e liderados, a confiança ganhou elevada relevância e tornou-se palavra de ordem nos setores público e privado.

Segundo Zeca de Mello, doutor em Teologia e professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, isso se deu em razão de diversas questões éticas, sociais e políticas vividas no Brasil e no mundo nos últimos anos. O professor relata que, hoje mais do que nunca, a confiança está no discurso de vários líderes e passou a ser interpretada como ativo. Ele diz que a falta de confiança dificulta o compromisso entre as pessoas, uma vez que acordos formais não são suficientes para assegurar que ela não será violada. Daí sua afirmação de que a confiança não é da ordem do controle e sim do cultivo.

Os líderes passam pelo desafio de fortalecer a confiança em relação ao cumprimento das leis, no combate à corrupção e no novo contexto do mercado digital. Zeca alerta que o aumento da confiança sempre torna o cenário mais propício para se fazer negócios. Integridade, reputação, competência e consistência são alguns fatores essenciais para transmiti-la. “Quando a organização é confiável, a porcentagem de consumidores que comprarão pela primeira vez e permanecerão leais comprando, defendendo e apoiando a empresa é bem maior. Confiança agrega valor, engaja equipe, posiciona a marca e deixa o cliente satisfeito”, afirma o professor. 

Buscando formar líderes em sua integralidade, o Executive MBA da Fundação Dom Cabral fornece ferramentas para que os executivos estabeleçam relações de confiança em seu dia a dia, promovendo transformações e inspirando aqueles que estão à sua volta. O Programa é uma jornada de reflexão e transformação individual que foi desenhada para formar líderes com propósito e foco em resultados. Pessoas diferentes, que estão passando por desafios parecidos, e são responsáveis pela mudança da sociedade.


voltar