20 boas ideias em ESG no transporte
Compartilhe

Avalie essas boas práticas realizadas por transportadoras, que podem servir para inspirar sua empresa

Nem todas as ações descritas a seguir exigem grandes recursos. Alguns dos projetos adiante, sim, são robustos, mas outros podem ser executados de maneira simples. Todos eles foram inscritos no 9º Prêmio de Sustentabilidade e agora são ótimas sugestões para quem está querendo tornar sua empresa mais sustentável.

Então, veja o que está mais próximo do objetivo e da realidade de sua organização e não perca a oportunidade de estar mais alinhado com o ESG.

1 – A Via Pajuçara e a TDB Transportes buscaram uma alternativa para reduzir o impacto ambiental nas operações de transporte e armazenagem de cargas. A solução encontrada por cada uma delas foi a substituição do filme stretch convencional, usado para o acondicionamento da carga paletizada, por um dispositivo conhecido como “belts” (“cintas”), que é reutilizável.

2 – A Letsara também faz o aproveitamento da água de chuva em suas operações por meio da instalação de uma estação de captação.

3 – Já a Lourenço Transporte e Logística identificou a oportunidade de construir uma estação de tratamento para o reuso da água residual da lavagem dos tanques. Por meio de uma parceria entre a prestadora de serviços de lavagem e a fornecedora da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) a empresa construiu internamente uma verdadeira estação de tratamento de água.

4 – Enquanto isso, também para garantir a lavagem, a higiene e a limpeza dos caminhões com o menor impacto ambiental possível, a Fadel tem por iniciativa a lavagem a seco dos veículos, que resulta em uma boa economia de água.

5 – Nesta mesma pegada sustentável, a Princesa dos Campos pretende alcançar a autossuficiência energética, e já aposta na geração de energia fotovoltaica para todas as operações da empresa. Além das operações executadas por veículos elétricos.

6 – A BMX implementou um sistema de coleta seletiva em todas as áreas da empresa. Para incentivo à reciclagem e a separação correta dos resíduos, reservou uma área para o acondicionamento dos materiais descartados, até que seja realizada a coleta. A organização chegou a promover treinamento de práticas sustentáveis para todos os seus colaboradores.

7 – Também de olho na destinação correta de resíduos a Coopercarga realiza um programa de descarte correto em pontos homologados, em todo o Brasil, de pneus inservíveis provenientes de suas operações.  A empresa também tem uma parceria com empresa de coleta de resíduos eletrônicos, que oferece logística reversa no descarte de equipamentos.

8 – Outra parceria, dessa vez entre a transportadora JNR Logística com a Poiato Recicla, primeira usina de reciclagem de bitucas no Brasil, está possibilitando o descarte correto e a reciclagem de bitucas de cigarro. Durante o processo, as bitucas são transformadas em massa de celulose e depois viram papéis.

ESG no Transporte

9 – Com a intenção de identificar oportunidades de consumo de energia limpa e renovável para todas as operações da empresa, a Rodonaves Transportes investiu na troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED em suas unidades operacionais.

10 – A redução do consumo de papel nas marcações dos pontos de parada está sendo o foco da TransJordano, a empresa desenvolveu uma plataforma digital para tal finalidade.

11 – Para estimular a participação de mais mulheres no setor, a Ambipar Logistics implementou rotogramas direcionados para motoristas mulheres com o mapeamento dos postos de combustíveis com a estrutura básica necessária para elas, além disso, está oferecendo mentorias dirigida para formação de novas lideranças femininas.

12 – Em parceria com a ONG Entregas por SP, a Ativa Logística estimula a arrecadação de roupas e calçados em suas 22 filiais e na matriz da empresa. Cabides são expostos em locais estratégicos, para lembrar os colaboradores da importância das doações.

13 – A Carsten estimula a formação de motoristas com CNH ‘E’ para a condução de carretas. Ela realiza o treinamento e capacitação de novos motoristas, seja homem ou mulher de qualquer idade.  Através da parceria com o SEST SENAT, possibilita que seus colaboradores tenham aulas de legislação e práticas em simuladores.

14 – Já a Cesari faz a capacitação de PCDs (Pessoas com Deficiência) respeitando a suas limitações, com um conteúdo que ela mesma elaborou voltado a real necessidade de preparação dos profissionais, visando que eles conquistem a melhor colocação possível no mercado de trabalho.

15 – Por sua vez, a Patrus criou um comitê voltado à discussão sobre a diversidade e tem realizado a qualificação e treinamento dos colaboradores sobre diversos temas e abordagens relacionados à pluralidade de pessoas. Há também a capacitação de profissionais para uso da língua brasileira de sinais e a elaboração de materiais temáticos para promoção do conhecimento.

16 – Com a intenção de promover e estimular a qualidade de vida dos colaboradores, a IC Transportes estimula a prática de exercícios físicos, por meio de um programa de incentivo aos cuidados com a saúde. A cada 1 km de caminhada ou corrida individual executada pelo colaborador, a empresa reverte o equivalente em quilos de alimentos para doação às instituições e famílias carentes apoiadas pela empresa.

17 – As transportadoras Unindo e JWM integram o Programa Na Mão Certa da Childhood Brasil, um movimento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Aliás este é um Movimento que todas transportadoras podem aderir.

Conheça mais  sobre o Programa Na Mão Certa

18 – A TCM Logística e Transporte realiza a campanha ‘Natal Solidário’, na qual faz a compra de brinquedos no comércio local e distribui às crianças em vulnerabilidade social.

19 – A Transtassi possui um programa que visa a aproximação com jovens, para incentivá-los a olhar para o trabalho de motorista como uma possibilidade de atuação profissional futura. Este programa abrange a visitação em escolas de ensino médio com palestras e rodas de conversa para apresentação do setor de transporte.

20 – Pensando em realizar ações em todos os meses do ano, a BMX desenvolveu um calendário anual com temáticas específicas, sobre saúde, meio ambiente e segurança no trabalho. Já foram abordados assuntos sobre saúde mental, lúpus, Alzheimer, autismo segurança do trabalho, prevenção contra acidentes de trânsito e primeiros socorros.

Fique por dentro!

Conheça outras boas práticas em Sustentabilidade acessando um e-book gratuito disponibilizado pelo SETCESP.


voltar