COMJOVEM se reúne para analisar propostas da Reforma Tributária
Compartilhe

O Núcleo de São Paulo se encontrou virtualmente para ouvir os detalhes sobre cada um dos projetos que tramitam no poder legislativo

Na tarde da última quarta-feira(26), a Comissão de Jovens e Empresários do Núcleo de São Paulo realizou uma reunião virtual, via plataforma Zoom, para discutir um assunto de interesse de todo o empresariado brasileiro: –  quais seriam os impactos de uma possível Reforma Tributária?

Chamado para abordar o tema, Adauto Bentivegna Filho, assessor jurídico do SETCESP e especialista em direito tributário, explicou em reunião quais são os três projetos que tramitam no poder legislativo. 

“Nós temos duas Propostas de Emenda Constitucional, que são a PEC 45, de autoria do deputado Baleia Rossi, e a PEC 110, que tem por relator o senador Roberto Rocha, ambas estão no Senado.  Além disso, há o Projeto de Lei 3887/20, que foi encaminhado pela equipe econômica do ministro, Paulo Guedes, à Câmara dos Deputados.

Apresentando o que cada um deles poderá mudar no sistema brasileiro de tributação, Bentivegna foi enfático ao declarar que todas as propostas visam “simplificar o sistema de arrecadação e não diminuir a carga tributária”.

Durante a reunião, Luis Felipe Machado, coordenador da Comjovem SP, perguntou ao assessor jurídico o que ele acreditava ser uma Reforma Tributária justa para o setor. 

“Para que um sistema de arrecadação funcione bem, ele precisa de ter cinco características: simplicidade, clareza, transparência, neutralidade e equidade”, respondeu o especialista.

Também questionado por um dos participantes se o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) deixaria de ser cobrado com a reforma, Bentivegna esclareceu “ele não será mais arrecadado de forma individual, e sim agregado a um outro modelo de contribuição”.

As três propostas de Reforma Tributária ainda serão postas em votação para aprovação ou veto. No entanto, para o assessor jurídico do SETCESP os projetos exigem muita atenção dos empresários, principalmente àqueles ligados ao setor de serviços, que podem vir a ser grandemente impactados.

Contudo o especialista tributário afirmou que, a entidade vem realizando estudos, em conjunto com outras instituições, para já fazer frente as suas demandas ao poder público.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.