Saiba como fazer um networking transformador
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Descubra as estratégias para crescer profissionalmente

Uma boa rede de contatos possui poder para abrir portas e impulsionar novos negócios. Só que para transformar uma simples conversa em um verdadeiro networking é preciso mais do que distribuir cartões, é necessário criar bons relacionamentos.

Mostrando como aumentar e manter uma rede de contatos para se projetar profissionalmente, Cecilia Seabra, jornalista, mentora e dona de um LinkedIn Top Voice, comandou um workshop só para mulheres, realizado no SETCESP, como parte da programação do 3º Encontro do Vez & Voz.

“Para a mulher não é tão fácil fazer networking, tem alguns desafios a mais como, por exemplo, o medo de julgamentos, esse fator por si só nos faz deixar de aproveitar algumas oportunidades. Nossa intenção aqui é incentivá-las e capacitá-las para a ascensão profissional”, comentou Ana Jarrouge, idealizadora do Vez & Voz e presidente executiva do SETCESP.

Cecilia falou quais são as habilidades essenciais para o networking e como as potencializar. “É importante ter clareza sobre o seu ponto de partida para chegar ao objetivo, assim acrescentamos a parte ‘estratégica’ ao networking”.

Também convidou as participantes a trabalharem sua atual rede de contatos. “Pensem em quais conexões vocês têm e quais podem servir de ponte para levar a quem vocês querem ter contato”.

A especialista revelou que, mesmo não achando o LinkedIn uma rede tão interessante quanto o Instagram, ela ainda é a ferramenta que melhor funciona para o networking. E para aproveitá-la ao máximo, recomendou manter o perfil atualizado e uma interação ativa, seja por meio de comentários, curtidas ou compartilhamentos.

Escrever artigos, fazer postagens informativas e trocar ideias sobre as tendências do setor de transporte também é uma iniciativa eficaz, e não só demonstra conhecimento e experiência, mas também posiciona a profissional como uma líder de pensamento.

“Falar sobre o networking é falar sobre comunicação, e falar sobre comunicação é falar sobre as pessoas. Não é o que digo, é o que a pessoa entende”, compartilhou explicando também que “engana-se quem acha que nos comunicamos só por palavras. Tudo em nós comunica. O que digo ou não, consegue criar referências na vida das pessoas”.

Relação ganha-ganha

Outra questão que deve ser trabalhada é o princípio da reciprocidade. Desta forma, o networking não pode ser só apenas falar sobre trabalho, indica Cecília, mas sim uma conexão na qual se cria uma via de mão de dupla.

“Importante saber o que as pessoas fazem e gostam e deixar que elas saibam o que você faz e gosta, isso deixa tudo mais interessante, gera fluidez e traz ganhos mútuos”.

Segundo a jornalista, outro ponto para realmente ter sucesso na construção de sua rede de contatos é não perder a medida. Ou seja, manter o equilíbrio de não ser excessivamente o foco das atenções para não se tornar arrogante, assim como não estar no extremo oposto, e ser tímido demais para sair da sua posição e ir até as pessoas.

Ainda explicou que o nosso posicionamento é a base para construirmos credibilidade nas pessoas com quem nos relacionamos. Essa confiança é produto, dentre outras coisas, de:

  • Quem somos (nossa identidade);
  • Como projetamos nossas características e como elas são percebidas (imagem);
  • O que falam sobre nós (reputação).

“Mantenha bons relacionamentos; o estagiário de hoje, será o CEO de amanhã. Se tem um aprendizado importante com o qual vocês devem sair daqui, é a clareza de onde querem chegar, para que direção precisam ir e onde empenhar os seus esforços. Veja e seja vista”, aconselhou por fim.

Fica a dica!

5 passos fundamentais para construir pontes que contribuem no networking:

1 – Comemore conjuntamente as conquistas.

2 – Seja proativa.

3 – Vá a eventos e promova encontros.

4 – Tenha uma opinião formada para se posicionar.

5 – Esteja aberta a colaborar com iniciativas de outras pessoas.

 


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