Compartilhe
15 de Março de 2017 – 03h43 horas / FECOMERCIOSP

O comércio eletrônico brasileiro deve caminhar novamente na contramão dos outros setores em 2017 e registrar expansão, fortalecido, principalmente, pelas vendas por meio de dispositivos móveis, pela entrada de novos e-consumidores e pela retomada do crescimento no volume de pedidos. Com a continuidade do movimento de migração das vendas do varejo físico para o meio digital, o comércio eletrônico deve registrar aumento nominal de 12% nas receitas e faturar R$ 49,7 bilhões neste ano.

 

A previsão consta da 35ª edição do Webshoppers, o estudo de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro e a principal referência para os profissionais do segmento. O levantamento é realizado desde 2001 pela Ebit, empresa que acompanha a evolução do varejo digital no País a partir da coleta de dados em tempo real diretamente com o comprador on-line.

 

“Estimamos que em 2017 as vendas do e-commerce representarão cerca de 4,3% das vendas do varejo no Brasil, ante 3,8% em 2016”, diz Pedro Guasti, CEO da Ebit e Presidente do Conselho de e-commerce da FecomercioSP. Mesmo com inflação mais baixa neste ano, a expectativa é de um crescimento de 8% do tíquete médio, que deve atingir o valor médio de R$ 452,00 devido à venda de produtos de maior valor agregado. A Ebit também prevê um aumento de 3,5% no total de pedidos em 2017, para 110 milhões.

 

A participação dos dispositivos móveis nas compras deve avançar 41% e chegar a 32% das transações on-line no final deste ano. Em 2016, segundo estimativas preliminares da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o mercado de telefones celulares teve aumento de 2% nas vendas, enquanto as vendas de desktops caíram 37% e de notebooks, 30%, o que mostra uma preferência da população pelo investimento em dispositivos móveis. Esse comportamento, verificado desde 2012, teve aceleração a partir de 2015. Em dezembro de 2016, o porcentual de transações realizadas por meio de dispositivos móveis subiu para 26% das compras on-line.

 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.