Pós-vendas ganha força em 2016
Compartilhe
03 de Janeiro de 2017 – 03h52 horas / O Carreteiro

O ano de 2016 foi marcado forte queda nas vendas de caminhões zero quilômetros. Para sobreviver a um dos piores momentos econômicos do País, fabricantes investiram forte no pós-venda e melhorar o atendimento e os serviços prestados.

 

Scania: investiu na ampliação do portfólio de serviços para manter a disponibilidade dos veículos de seus clientes. Nesta área, programas de manutenção e reformas de componentes têm ganhado destaque na empresa. Dentre as ações desenvolvidas, os pacotes de peças e serviços para a reforma de motores de veículos mais antigos (Série 3, 4 e PGR) e a ampliação do “Sistema de Troca”, que permite aos clientes economia de até 50% do valor de uma peça nova, mantendo a qualidade e com garantia de um ano.

 

DAF: as ações de pós-venda contemplam a “entrega genuína e o “treinamento de motorista eco drive, com orientações de acordo com cada veículo e a sua severidade de operação. A empresa disponibiliza também contrato de manutenção (DAF Multisuporte) e check list gratuito de aproximadamente 75 itens do veículo.
International: empresa mantém os seus 40 pontos de serviços ao cliente espalhados em todo território nacional, abastecidos com peças de reposição e pessoal treinado e capacitado para realizar as manutenções nos veículos. Além da rede de serviços autorizados, a empresa conta com diversos canais de comunicação, como o 0800 e páginas nas mídias sociais, as quais permitem contato direto com os consumidores e admiradores da marca.

 

Mercedes-Benz: a rede tem intensificado ações de marketing de peças e serviços e relacionamento com os clientes. Além do contrato de manutenção, garantia estendida, venda de peças genuínas e portfólio de produtos remanufaturados (linha Renov) a Mercedes-Benz desenvolveu outras ações, como o MercedesServiceCard, cartão que dá condições especiais na aquisição de combustíveis, peças e serviços e oferece linha de peças de reposição genuínas, remanufaturadas e Alliance. Investiram na nova geração do sistema de telemetria e gerenciamento de frota FleetBoard, na expansão da loja de veículos seminovos, a SelecTrucks, e introdução do Mercedes Dedicated Wokshop.

 

MAN: oferece três opções do contrato de manutenção Volkstotal: o Prev, o Plus e o recém-lançado Powertrain. O primeiro destina-se às manutenções preventivas; o segundo abrange tanto preventivas quanto as corretivas. Já o Volkstotal Powertrain contempla as revisões preventivas e as manutenções corretivas relativas ao trem de força (motor, transmissão, embreagem inclusa e diferencial decorrentes de desgaste natural pelo uso).

 

Volvo: a empresa disponibiliza a manutenção programada é um dos exemplos de serviços que a montadora disponibiliza. Na opção Azul, o cliente conta com mão de obra de revisões, lubrificantes e troca de filtros e diversas verificações. No Prata, manutenção preventiva completa e reparos no trem de força, além de todos os serviços contemplados no programa Azul. Já na opção Ouro, além da manutenção preventiva, e dos reparos no trem de força, o cliente tem cobertura que abrange reparos nos sistemas de freios, suspensão e cabine. Este ano, a empresa lançou a promoção “Peça Volvo e ganhe mais”, na qual o cliente que adquire qualquer peça e serviço na rede de concessionários, até o dia 31 de dezembro, estará concorrendo a 36 automóveis, um Volvo FH e outro VM.

 

Iveco: nos últimos três anos, a Iveco completou a oferta de contratos de manutenção com valor mensal fixo para que o cliente saiba exatamente quanto vai gastar. São quatro planos disponibilizados, o Básico (troca de óleo e filtro do motor), Essencial (revisões preventivas), Essencial Trem de Força (manutenção preventiva mais corretivas no trem de força), Absoluto (cobertura total, preventiva e corretiva). “Entre as vantagens de contratar os planos estão a utilização de peças genuínas, valores fixos e maior valor de revenda”, destacou.

 

Ford: lançou no final do ano passado um programa de serviços que engloba o veículo e motorista ao suporte técnico nos negócios de transporte do cliente. Na ocasião, já era meta da montadora movimentar a área de serviços para compensar o fraco desempenho do mercado de veículos novos. O produto apresentado engloba desde o caminhão e o motorista até suporte técnico nos negócios de transporte. A ideia era apresentar uma nova forma de operação pós-venda objetivando, também, maior fidelização do cliente da marca. Na parte de oficina, a empresa oferece três tipos de planos de manutenção: Class (manutenção preventiva), Plus (preventiva mais peças de desgaste natural) e Prime (preventiva e corretiva).

 

Clique aqui e leia a matéria completa


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.