Compartilhe
19 de Março de 2015 – 05h13 horas / EM

A Polícia Civil de Minas investiga uma quadrilha de roubo de cargas de combustíveis de aviação que interceptava caminhões tanque na BR-040. O grupo é responsável por pelo menos oito roubos nos últimos 10 meses, no trecho entre Sete Lagoas e Três Marias, trajeto feito pelos veículos que transportam querosene da Refinaria Gabriel Passos em Betim, na Grande BH, para Brasília (DF).

A Operação Tank, montada pela Divisão de Operações Especiais (Deoesp) da Polícia Civil de Minas Gerais, apura o roubo e a receptação desses combustíveis conhecidos como QAV1 ou JET-A1. Roubada em território mineiro, a querosene era levada para o interior de São Paulo, onde os policiais estão desde ontem buscando suspeitos.

Na quarta-feira, os investigadores apreenderam uma carreta-tanque que transportava 45 mil litros de combustível, sem nota fiscal, na cidade de Paulínea. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) colheu amostra do material para análise e quatro pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil daquela cidade, para prestar esclarecimentos, sendo liberados em seguida. A polícia investiga o envolvimento dessas pessoas na quadrilha e analisa se esta carga foi roubada em Minas. Nesta quinta-feira, policiais continuam as investigações em Itupeva (SP).

Os policiais vão cumprir mandados de busca e apreensão em distribuidoras de combustível suspeitas de receptação de querosene de aviação. De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha é de São Paulo e já deu um prejuízo de mais de meio milhão de litros do combustível roubados.

Identificados

A organização criminosa tem cerca de oito integrantes, alguns já identificados pela polícia. Eles geralmente abordam motoristas de caminhões tanque que fazem o transporte da carga da refinaria da Petrobras, em Betim. Conforme a polícia, o esquema é lucrativo porque o preço médio do querosene de aviação fica entre R$ 7 a R$ 8 o litro.

A operação conta com o apoio da Polícia Civil de São Paulo e a participação da ANP, que está colhendo amostras dos materiais armazenados nas distribuidoras para análises posteriores.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.