Webinar promovido pelo SETCESP esclarece dúvidas sobre as CCTs
Compartilhe

Os especialistas jurídicos da entidade explicaram os principais pontos da nova Convenção Coletiva

O SETCESP promoveu um webinar no último dia 28, para esclarecer algumas questões sobre a Convenção Coletiva de Trabalho de Trabalho 2021/2022, na qual as negociações se encerraram agora no mês de julho.

“Temos que buscar compreender melhor quais são os instrumentos coletivos, que existem a nossa disposição, com assuntos importantes que fazem parte do dia a dia das empresas ”, disse Ana Jarrouge, presidente executiva da entidade durante a abertura da apresentação.

Adauto Bentivegna, que é assessor jurídico do SETCESP, explicou como são negociadas as Convenções Coletivas, contando que após o recebimento das pautas de reivindicações, é feita uma análise, e então é convocada uma assembleia com os empresários do setor de transporte, para aí se elaborar uma proposta, que depois é levada aos sindicatos dos profissionais.

Nesta CCT 2021/22 foi definido um reajuste de 7,59% para as categorias profissionais do transporte rodoviário de cargas, a partir do mês de maio de 2021. Esta adequação deve ser paga em duas parcelas, sendo 5% calculado sobre o salário de abril de 2021, pago no mês de maio, e 2,59% pago a partir de outubro de 2021, mas também calculado sobre o salário de abril do mesmo ano.

“O reajuste anual garante um aumento de salário para os trabalhadores terem uma remuneração adequada considerando os fatores econômicos como a inflação, isso ocorre para preservar o poder de compra”, afirmou Caroline Duarte, coordenadora jurídica do SETCESP.

Os 11 sindicatos que fazem parte da base territorial do SETCESP são:  Sindicarga – Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá, Sindicargas – São Paulo, Sindrodov – Mogi das Cruzes e Suzano, Sindimar – Atibaia e região, Simtratecor – Osasco e região, Sindipesado – Itapecerica da Serra e região, Sintracargas de Jundiaí, e Sindlog – Itapecerica da Serra, Sindiescrit – Mogi das Cruzes e Suzano, Sinestrov – Osasco e Sindicargas – Guarulhos.

Ao final, os participantes puderam tirar algumas dúvidas sobre como deve ser realizada a aplicação do reajuste salarial parcelado, como calcular a proporcionalidade da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) em caso de admissão ou demissão, e quem tem direito ao Prêmio Anual, entre outros pontos.

As CCTs 2021/22 estão disponíveis para download e também as tabelas de proporcionalidade. Saiba mais! 


voltar