Há 18 anos, a entidade avalia o tempo para descarga de mercadorias e a infraestrutura operacional de estabelecimentos comerciais
Veículo parado é sinônimo de improdutividade. Ninguém sabe melhor disso, do que o transportador. Por isso, o SETCESP criou o IER – Índice de Eficiência no Recebimento, que mapeia e avalia a infraestrutura e os procedimentos operacionais das principais redes recebedoras de mercadorias, em quatro setores de atividade: atacadistas, supermercados, home centers e centros de distribuição (CDs).
Todos os anos, a entidade concede o prêmio de ‘Melhor IER’ à rede com melhor índice. E foi isso que aconteceu na manhã de ontem (16), em uma live transmitida nas redes sociais da entidade.
Para a premiação foram pesquisados 231 estabelecimentos de 26 diferentes redes. O resultado do estudo constatou uma evolução no índice, apontando uma diminuição média de 30 minutos no tempo da descarga de mercadorias, que segundo análise leva em média 2h20, ante 2h50 no ano passado.
Marinaldo Reis, diretor de abastecimento e distribuição do SETCESP, falou um pouco sobre o método do estudo, encomendado pela entidade ao IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga). “São duas vertentes que compõem esse índice, além do tempo do recebimento da carga, consideramos as condições operacionais examinadas a partir das respostas de um questionário que contempla 22 questões”.
A pesquisa foi realizada de 8 de junho a 20 de novembro, entre os pontos perguntados estavam questões como a quantidade de docas e vagas de estacionamento disponíveis, e também como são feitas as devoluções de canhotos e de paletes.
Também foi medido o IER por setor de atividade indicando que, os atacadistas demoram cerca 2h52 para o recebimento, enquanto nos homes centers o tempo é de 1h22; o pior tempo é para o descarregamento em CDs, a espera chega a 4h; porém esses locais costumam ter a melhor infraestrutura, enquanto nos supermercados, a média de espera para descarregar é de 2h05, entretanto, são os locais com piores condições.
Durante a apresentação, o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Tayguara Helou apontou que a diminuição em 30 minutos no tempo médio para a descarga pode refletir em “uma redução de 12% ao transportador no custo da hora parada e não no valor do frete”, fez questão de destacar.
“Lembrando que o frete tem uma composição tarifária e contempla entre outros custos a TDE – Taxa de Dificuldade da Entrega. Por essa razão, conhecendo o IER de determinado estabelecimento o transportador tem a informação necessária para precificar seus serviços já levando em conta a dificuldade para descarregar em determinados estabelecimentos”, afirma Helou.
O melhor IER de 2020
Neste ano, a rede a Tok&Stok levou o prêmio de melhor IER e ganhou também como a maior evolução de desempenho.
Walter Lopes, gerente de logística, foi quem recebeu o prêmio pela rede e contou que é fruto de um trabalho conjunto desenvolvido por mais de 400 pessoas que atuam nos CDs da Tok&Stok.
Ele compartilhou também que já esteve do outro lado. “Eu trabalhei com meu pai fazendo entregas de caminhão, e aconteceu de eu chegar no local de recebimento, apresentar o canhoto e as pessoas não me darem nenhuma atenção. Uma vez até me negaram um copo de água filtrada. Hoje eu busco fazer diferente. Tratar o caminhoneiro ou transportador da forma que eu gostaria de ser tratado, com humanidade”, compartilhou ele de forma comovente.
No ranking de classificação a Tok&Stok passou da 17ª posição em 2019 para a primeira em 2020, alcançando um IER 62,4%.
Ampliação de vagas de estacionamento. O estudo também revelou que apenas 5% vagas de estacionamento nos estabelecimentos são destinadas às cargas e descargas. Isso também dificulta a velocidade do abastecimento. A soma de vagas de todas as redes com esta finalidade não passa de 2 mil.
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