Prorrogação do prazo do ICMS é uma das principais bandeiras do SETCESP
Compartilhe
19 de Agosto de 2011 – 10h00 horas / SETCESP
Dentre as bandeiras eleitas pelos associados do SETCESP, por meio da Consulta às Bases Empresariais, um dos destaques ficou para uma questão tributária de grande importância e impacto para as empresas de transporte de cargas. Trata-se da prorrogação do prazo de recolhimento do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, um dos tributos mais pesados para as empresas no Brasil.
As transportadoras são obrigadas a recolher o ICMS no terceiro dia útil do mês seguinte ao fato gerador do tributo, mas a venda do frete é feita de forma que a empresa só é remunerada muitos dias depois. “Com isso, as empresas têm que pagar o tributo antes de ser remunerada pelo serviço, o que pode ter grande impacto no fluxo de caixa das transportadoras”, comenta Adauto Bentivegna Filho, assessor da Presidência e coordenador Jurídico do SETCESP.
Para o SETCESP, a prorrogação do prazo do recolhimento do ICMS é uma bandeira das mais importantes e a entidade, em parceria com a FETCESP, tem realizado um trabalho forte para sensibilizar o Governo do Estado no sentido de atender o pleito do setor. Foram feitas diversas reuniões e encontros com as equipes do governo e os representantes dos transportadores e o aceno do Estado é de que o setor poderá ter uma boa notícia em relação a este assunto.
“Vamos aguardar a resposta do governador Geraldo Alckmin, que por meio do Executivo poderá atender ao nosso pedido. O SETCESP está atento às questões tributárias do setor e este tema é um dos mais urgentes”, comenta o presidente Francisco Pelucio.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.