O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) encerrou na última quarta-feira (9) os testes dos novos radares que deveriam ter sido instalados em São Paulo há três meses. A Secretaria Municipal de Transportes informou que os 354 aparelhos estarão nas ruas em até 60 dias, ou seja, com cinco meses de atraso. A demora ocorreu por causa de ações de empresas preteridas nas quatro licitações para a aquisição dos equipamentos, orçados em R$ 40,2 milhões por um período de 48 meses. São 175 radares fixos, 26 móveis e 153 lombadas eletrônicas que estariam nas ruas até o fim de abril, segundo previsão do secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, feita em entrevista ao Estado no dia 6 de fevereiro. Moraes informou ontem que os contratos das concorrências foram ratificados e que não há mais impasse jurídico, e sim “recursos administrativos“ de empresas, o que não impede a instalação dos novos equipamentos. Parte dos aparelhos móveis, que contam com o dispositivo para a leitura automática de placas (LAP), serão colocados para flagrar caminhões na área de restrição para veículos pesados, no centro expandido da capital. ARRECADAÇÃO Atualmente, há 40 equipamentos fixos e 100 lombadas eletrônicas na capital. Com os novos radares, a Prefeitura estimou, na previsão orçamentária deste ano, arrecadar R$ 557 milhões com multas, um aumento de 17% em relação a 2007. Nos últimos três anos, a elevação com a arrecadação de multas na capital chega a 70% – em 2004, foram arrecadados R$ 328 milhões. Entre 1997 e 2006, o valor obtido com as autuações na capital superou os R$ 3,2 bilhões. Neste ano, com a criação do Fundo Municipal de Trânsito, a verba das multas será aplicada em sinalização, engenharia de tráfego, policiamento e educação de trânsito. Até 2007, parte dessa receita podia ser usada para o pagamento do quadro da CET. ACIDENTES A Prefeitura diz que os radares têm o objetivo de reduzir a média de cinco mortes diárias no trânsito. Em 2007, 1.843 pessoas morreram em acidentes em vias da capital. Na década, o salto no número de acidentes no trânsito foi de 9,63% – em 2001, foram 1.681 óbitos no trânsito. Os novos radares serão instalados em corredores como a Avenida Sumaré, na zona oeste, e Vereador José Diniz, na zona sul. Mas a lista das vias que ganharão radares só será divulgada após a conclusão das licitações.
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