“Prévia’ do PIB cai 0,28% em março e 0,68% no trimestre, informa BC
Compartilhe

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC) registrou queda de 0,28% em março, em relação ao mês anterior. O desempenho, medido pela série com ajuste sazonal, veio após retração de 0,98% em fevereiro (dado revisado de queda de 0,73% divulgada anteriormente).

A queda da atividade no terceiro mês de 2019 veio um pouco acima da projeção média dos economistas consultados pelo Valor Data, de recuo de 0,2%. As projeções iam de contração de 1% a expansão de 0,01%.

No primeiro trimestre de 2019, o indicador apontou retração de 0,68% perante os três meses antecedentes. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, houve crescimento, de 0,23%.

Na comparação com março de 2018, o IBC-Br apresentou queda de 2,52%. Nos 12 meses até março, o indicador registrou alta, de 1,05%.

O IBC-Br é considerado um indicador antecedente do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado trimestralmente pelo IBGE, mas os dois índices têm diferenças metodológicas e conceituais. Na terça-feira, o Banco Central (BC) afirmou que é alta a probabilidade de a economia brasileira fechar o primeiro trimestre com ligeira retração.

O IBC-Br, de frequência mensal, é calculado a partir de indicadores da produção dos três setores da economia – agricultura, indústria e serviços. O PIB mede a soma dos bens e serviços produzidos no país tanto pela ótica da produção quanto pela ótica do consumo das famílias, empresas e governo. Os dados utilizados são mais abrangentes e desagregados.


voltar