Workshop no SETCESP debate a logística e expõe produtos e serviços dos mantenedores
Compartilhe
01 de Outubro de 2013 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
O SETCESP realizou na última quinta-feira, 26 de setembro, o primeiro Workshop de Logística da atual gestão e reuniu na sede da entidade mais de 200 associados, empresários, profissionais da logística, especialistas e mantenedores para debates sobre o papel do transporte e suas regulações para a cadeia de suprimentos.
“O transporte é parte vital da logística a precisamos ter estes temas sempre atualizados aqui na nossa entidade. Este é o principal motivo da realização deste evento, que traz a reunião de muitos assuntos importantes para as nossas empresas e a oportunidade conhecermos mais de perto os produtos e serviços de qualidade que os associados mantenedores do SETCESP oferecem”, disse o presidente Manoel Sousa Lima Jr. na abertura do Workshop.
A primeira palestra foi proferida por Fabiano Stringher, professor de Pós-Graduação em Logística e Supply Chain da Fundação Vanzonili – USP e gerente de Projetos do Cislog, Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Escola Politécnica da USP. O especialista abordou o tema “Logística no Brasil, Desafios e Oportunidades”.
A segunda palestra do Workshop teve como assunto principal “A Importância da Logística e sua Aplicação em Diversos Setores da Economia”, proferida por Kendi Sakamoto, Diretor do Instituto de Engenharia, que mostrou diversas situações em que a logística é a chave para o sucesso de uma operação, como, por exemplo, o resgate do navio Costa Concordia, naufragado na costa de uma ilha na Itália.
O transporte no processo logístico foi o tema escolhido pelo consultor J. G. Vantine, que apresentou o terceiro painel do Workhop. Vantine é um dos pioneiros da área de logística no Brasil, destacando pelo trabalho de consultoria e estudos na área. Em sua palestra, o especialista traçou um panorama da participação do transporte no processo da logística e tirou dúvidas da plateia.
O presidente da Patrus Transportes e diretor da NTC&Logística, Marcelo Patrus, foi o quarto palestrante do dia e teve a missão de falar sobre a sustentabilidade no transporte de cargas. Em sua exposição, Patrus utilizou o conceito amplo da palavra sustentabilidade e explicou sua importância na perenização dos negócios da empresa, na preservação do meio ambiente e na montagem e manutenção de equipes.
Os aspectos da Lei 12.619 e a visão do empresário sobre esta regulamentação para a atividade do motorista foram os temas da última palestra do Workshop de Logística do SETCESP, apresentada pelo diretor-Presidente da Braspress e ex-presidente do SETCESP, Urubatan Helou. O empresário expôs alguns dados sobre acidentes de trânsito com caminhões no Brasil e falou sobre a importância do cumprimento à lei, com a necessidade de ajustes de algumas partes do texto.

voltar