Workshop do Vez & Voz apresenta como fazer um networking estratégico
Compartilhe

Na manhã de ontem (26), antecedendo o 3º Encontro do Vez & Voz, Cecilia Seabra, jornalista, mentora de mulheres e dona de um LinkedIn Top Voice, comandou um workshop realizado no SETCESP, que ensinou as participantes a como aumentar e manter uma rede de contatos para se projetarem profissionalmente.

“Para a mulher não é tão fácil fazer networking, tem alguns desafios a mais como, por exemplo, o medo de julgamentos, esse fator por si só nos faz deixar de aproveitar algumas oportunidades. A nossa intenção aqui é incentivá-las e capacitá-las para a ascensão profissional”, comentou Ana Jarrouge, idealizadora do Vez & Voz e presidente executiva do SETCESP.

Seabra falou de quais são as habilidades essenciais para o networking e como potencializá-las. “É importante ter clareza sobre o seu ponto de partida e como trabalhar sua rede atual. Pensar em quais conexões que tenho que podem me levar a quem quero ter contato”, disse.

A especialista revelou que, mesmo não achando o LinkedIn uma rede tão interessante quanto o Instagram, ela ainda é a ferramenta que melhor funciona para o networking.

“Falar sobre o networking é falar sobre comunicação, e falar sobre comunicação é falar sobre as pessoas. Não é o que digo, é o que a pessoa entende”, disse explicando também que “engana-se quem acha que comunicamos só por palavras. Tudo em nós comunica. O que digo ou não consegue criar referências na vida das pessoas”.

A jornalista pediu que as participantes pensassem qual o público com que elas desejam se conectar. Depois ensinou a desenvolver um fluxo com um plano de ação para alcançar este objetivo. Indicou como trabalhar o princípio da reciprocidade e assim, criar uma via de mão de dupla. Também esclareceu como fazer o mapeamento de eventos específicos para identificar boas oportunidades.

“Mantenha bons relacionamentos; o estagiário de hoje um dia será o CEO de amanhã. Se tem um aprendizado importante com o qual vocês devam sair daqui, é o pensamento de onde quero chegar, para que direção preciso ir e onde empenhar os meus esforços. Veja e seja vista, isto é pró-atividade”, aconselhou por fim.


voltar