Compartilhe
09 de Março de 2016 – 06h21 horas / NTC&Logistica

Motoristas que utilizam a Rodovia Anchieta (SP-150) ganharão pista marginal que facilitará o acesso a bairros de São Bernardo. O trecho será construído entre o km 18 e o km 23, no sentido São Paulo.

O projeto, que recebeu na semana passada licença prévia da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) autorizando as intervenções, prevê a construção de três faixas de rolamento e uma de acostamento do lado direito da via expressa. Hoje a pista conta com quatro faixas para passagem de veículos e uma de acostamento.

A obra, que estava prevista no contrato de concessão da Ecovias, tem previsão para ser concluída em maio de 2018. As intervenções têm investimento estimado em R$ 80 milhões e serão realizadas por empresa contratada pela concessionária responsável pelo SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes).

De acordo com a Ecovias, os serviços preliminares, como desenvolvimento de projetos, pedidos de licença e preparação da área, já foram iniciados. Essa etapa deve ser concluída até o fim deste ano. Já as intervenções mais pesadas na pista, com movimentação de operários e maquinário, devem ocorrer a partir de 2017.

A construção da marginal visa desafogar o trevo de São Bernardo, diminuindo principalmente os congestionamentos registrados durante a semana em horários de pico pela manhã e à noite.

O acesso à pista ficará localizado no bairro Ferrazópolis, próximo à fábrica da Volkswagen, e seguirá até a base operacional da Ecovias, pouco antes da saída para a região central do município. Após este trecho, a pista se juntará à via local, que vai do km 18 ao km 10.

Embora a Ecovias não informe a quantidade de acessos que a via terá, a marginal será alternativa mais eficaz para motoristas que desejam chegar aos bairros Assunção, Alvarenga e Centro, além de vias importantes de São Bernardo, tais como Viaduto Moisés Cheid, avenidas Presidente José Café Filho, Capitão Casa e Senador Flaquer.

A Ecovias acredita também que, com a construção da pista, motoristas que seguem sentido Capital pela via expressa irão encontrar melhores condições de tráfego. Segundo a concessionária, atualmente 70 mil veículos passam pelo trecho por dia.


voltar