Venda de pneus recua no primeiro bimestre
Compartilhe
Data – hora / Fonte

venda de pneus no primeiro bimestre somou 9,2 milhões de unidades, registrando discreta queda de 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Embora as entregas às montadoras tenham avançado 5,9% no período, para 2,5 milhões de unidades, o mercado de reposição (que é bem maior) encolheu 2,1%, para 6,8 milhões. Os números foram divulgados pela Anip, entidade que reúne fabricantes do setor.

A análise dos dados de reposição leva acreditar que os proprietários de carros de passeio estejam preferindo os pneus importados ou reformados na hora da troca. Neste primeiro bimestre, a venda de pneus de passeio no aftermarket caiu 10,4% na comparação com o mesmo período do ano, para 3,5 milhões de unidades. Já o fornecimento desse mesmo tipo de pneu às montadoras cresceu 4,6% na comparação interanual. O maior volume de importações que exportações (leia adiante) confirma essa possibilidade. 

A venda de pneus para carga (caminhões e ônibus) cresceu 12,3% no bimestre, para 1,2 milhão de unidades. O fornecimento às montadoras aumentou 39,1%, registrando 282,9 mil unidades. As vendas ao mercado interno favoreceram esse crescimento. A reposição subiu também, 6%, com 923 mil pneus. 

No fornecimento total para comerciais leves houve alta de 6,5% com a venda de 1,2 milhão de pneus. A maior parte (730,6 mil unidades) era para o segmento de reposição, que cresceu 14,8% na comparação com o primeiro bimestre de 2018. Já as montadoras compraram 4,2% a menos, 471,7 mil pneus. Para o segmento de motocicletas a Anip só vem divulgando as vendas ao mercado de reposição: 1,55 milhão de unidades no bimestre e alta de 4,9%.

Balança comercial traz superávit
Nestes dois meses o Brasil importou 4 milhões de pneus, 1,5 milhão a mais do que enviou ao exterior. Contudo, os embarques tinham maior valor agregado e resultaram num superávit de US$ 29,9 milhões.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.