Uma experiência real de proteção ao veículo e a carga
Compartilhe

Em evento realizado no SETCESP foi mostrado como o Imobilizador 3S 1.0 se comporta ao detectar um jammer

Durante o 3S Experience, evento promovido pela 3S Tecnologia, empresa especializada em soluções de rastreamento e monitoramento, os convidados acompanharam na prática como o Imobilizador 3S 1.0 consegue parar um veículo na presença de um jammer — que é um dispositivo muito usado por criminosos para o roubo de cargas.

O evento aconteceu na manhã do dia 16 de maio, no SETCESP, e contou com uma palestra sobre o panorama do roubo de cargas no Brasil, ministrada pelo Coronel Mauro Ricciarelli, assessor de segurança do SETCESP.

Ricciarelli contou que foi nos anos 90, que os casos de roubo e furtos de cargas tiveram um aumento exponencial no país.  A concentração de ocorrências é bem maior nos estados de São Paulo e do Rio Janeiro, que no restante do Brasil, segundo ele em razão da grande concentração de veículos circulantes na região.

Na sequência, Clovis Manfio, sócio diretor na 3S Tecnologia, falou como a empresa, que é pioneira no desenvolvimento de tecnologias de imobilização, já conseguiu devolver aproximadamente 600 veículos com as suas respectivas cargas aos proprietários. O montante recuperado equivalente a mais de R$ 320 milhões.

Atualmente, a 3S Tecnologia atende mais de 3 mil CNPJs diferentes em todo o Brasil, e também nos países fronteiriços como: Paraguai, Uruguai, Peru e Argentina.  “O imobilizador está em mais 2.500 transportadoras. Por mais que se faça a prevenção, sempre pode acontecer de um caminhão ser abordado. É nesta hora que entra em cena o imobilizador”, garantiu ele.

O diretor da 3S Tecnologia contou que o dispositivo jammer nasceu para uso da força militar, mas teve sua finalidade desvirtuada por organizações criminosas, tornando o bandido comum em um criminoso tecnológico.

“No setor, apelidamos esse infrator de ‘alicate’, porque além de se ser responsabilidade dele suspender o sinal dos rastreadores, se utilizando para isso do jammer, geralmente ele está equipado com alicate, chave de fenda e uma fita isolante, para acessar o painel do veículo”, relata Manfio.

Para estar um passo à frente dos criminosos, o imobilizador da 3S Tecnologia consegue impedir que o veículo continue rodando, assim que detecta a presença de um jammer. O dispositivo contém um software capaz de reconhecer a falta do sinal dos sensores de comunicação.

O imobilizador é instalado no veículo em um local de difícil acesso, e é composto por um sistema 100% elétrico e com rede de dados criptografados e acessível remotamente. De acordo com Manfio, isso é o que justamente o torna diferente de tudo o que é usado para bloquear um veículo no mercado.

Comprovação

No evento, Armando Massao Abe, diretor de operações na Transkompa, falou que instalou o equipamento em sua frota. Teve um dos seus caminhões roubados, porém 3 Km depois do local da abordagem, o caminhão foi imobilizado e abandonado pelos ladrões. “Apesar de não estar carregado, o caminhão tinha um valor aproximado de meio milhão de reais e conseguimos recuperá-lo”, disse. Para ele, o melhor de tudo é que o dispositivo não bloqueia na hora, o que contribui para a segurança do motorista.

Outra convidada que também compartilhou sua experiência, Fernanda Veneziani, CEO da Terra Master Logística, disse que já tinha um gerenciamento de risco bem adequado, mas com o Imobilizador 3S 1.0 conseguiu melhorar sua apólice de seguro. “Eu consegui a substituição da escolta pelo Imobilizador da 3S, o que traz um ganho significativo de custo e também melhorias para o meio ambiente. De fato, as seguradoras devem conhecer a efetividade da recuperação dos dispositivos da 3S”, avaliou ela, que também é coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do SETCESP e tem um compromisso com a agenda ESG em sua transportadora.

A experiência

Depois das apresentações, os convidados se dirigiram até o estacionamento do Palácio dos Transportes, e acompanharam na prática como o imobilizador se comportou com a aproximação de um jammer.

Em poucos minutos, após detectar o dispositivo, o Imobilizador 3S 1.0 foi provocando uma sucessão de falhas no veículo até pará-lo por completo. O público ficou impressionado pela resposta do equipamento. “O jammer está presente em mais de 90% dos casos de sinistro que nós atendemos”, revelou Manfio.

“O imobilizador da 3S já é um equipamento consolidado e de resposta efetiva com grandes resultados. Ter essa tecnologia em funcionamento é estar atualizado com as inovações do mercado”, testemunhou Adriano Depentor, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP.

Em maio, a 3S Tecnologia completou 18 anos de atuação, e há pelo menos 11 anos é uma empresa parceira do SETCESP. “Sabe porque estamos sempre por aqui? Por que nos importamos com a necessidade do transportador e queremos estar prontos para ouvir, agir e suprir ela”, destacou o diretor da 3S Tecnologia.

Da esquerda para a direita: Armando Massao Abe, diretor de operações na Transkompa, Adriano Depentor, presidente do SETCESP e Clovis Manfio, sócio diretor na 3S Tecnologia.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.