Um tiro no pé
Compartilhe

Por Urubatan Helou, membro do Conselho Superior do SETCESP e diretor-presidente da Braspress Transportes Urgentes

O presidente americano, Donald Trump, cumpriu a promessa de impor taxas de importação de 25% para produtos mexicanos, canadenses e chineses.

Inicialmente, para o Brasil pode ser bom, pois produtos taxados em sua grande maioria são da pauta de exportações nacionais — ou seja, o Brasil poderá ficar ainda mais competitivo para o mercado americano.

Talvez, estejamos presenciando o início de uma nova ordem econômica, que tem no protecionismo sua maior bandeira e tudo liderado pela maior nação econômica do mundo.

Como primeira visão, penso que os EUA estão com isso gerando inflação, pois grande parte dos produtos taxados alimenta a cadeia produtiva americana e assim, aumentará os preços de seus produtos que ficarão mais caros.

Porém, para os países que tiveram seus produtos taxados, o excedente da produção poderá produzir uma deflação de uma grande gama de produtos internos.

É ver para crer.

Já no campo geopolítico, quando Trump refere-se ao primeiro-ministro canadense como “governador do Canadá”, leia-se que esta fala revela em seu conteúdo um vigoroso desejo de anexar um país ultra socialmente desenvolvido como mais um estado americano.

Isso é nitro glicerina pura e um pavio que poderá trazer à tona o início de um 3º Conflito Mundial, pois nações espalhadas pelo mundo, notadamente na Europa, já reagem contra estas falas.

Espero que Trump esteja olhando apenas para o ‘rico’ hemisfério norte e não se manifeste sobre a nossa Amazônia.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.