Um raio X das contratações no TRC
Compartilhe

SETCESP e IPTC apresentam relatório sobre os Cargos e Salários com detalhes sobre a remuneração e o perfil das 200 principais ocupações no setor

De tudo que se possa ter dentro de uma empresa, o recurso mais importante sem dúvida são as pessoas, afirmou Tayguara Helou, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, durante a apresentação do webinar ‘Mapa do Emprego’.

Não adianta ter a melhor frota, uma excelente infraestrutura, ótimos equipamentos, se não houver gente motivada para trabalhar”, disse ele.

O webinar que teve como foco principal as estratégias para a contratação e retenção de talentos, foi ao ar no dia 26 de maio, pela plataforma EaD da entidade. Além de Helou, contou com a participação de outros cinco convidados especiais: a presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge, o diretor executivo do IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), Fernando Zingler, a vice-diretora da especialidade de RH no SETCESP, Ellen Santiago, a gerente de RH da Transpanorama, Roseli Baroni e Wagner Brunini, Conselheiro da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e docente da FIA (Fundação Instituto de Administração).   

Em sua introdução, Jarrouge destacou os novos desafios que a área de Gestão de Pessoas vem enfrentando com a pandemia. “Independentemente se sua empresa está contratando ou substituindo colaboradores, em nenhum momento a estratégia de retenção da força de trabalho foi tão fundamental quanto agora”, disse ela aproveitando para mencionar os resultados da pesquisa da Talent Trends Report de 2021, que apontou que 65% dos líderes e diretores de capital humano, em entrevista, reconhecem que o papel do RH mudou drasticamente com a crise de Covid-19.

Também apresentando dados, desta vez mais específicos do TRC, o diretor executivo do IPTC mostrou o levantamento feito pelo instituto sobre o perfil das contratações e da retenção de talentos no transporte rodoviário de cargas.

“Essa análise é uma espécie de termômetro para medir o desempenho do setor de forma geral, e para subsidiar com informações o RH das empresas na hora de elaborarem suas políticas de contratações”, esclareceu Zingler.

O que revelou a pesquisa

Segundo a amostra, realizada a partir de dados do Ministério do Trabalho e do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no ano de 2020, considerando os 50 municípios da base territorial do SETCESP, cerca de 54 mil postos de serviços foram fechados, enquanto que aproximadamente 63 mil foram abertos, acumulando um saldo positivo de mais de 8 mil contratações no ano.

As posições que mais demandaram contratações no ano passado foram as de caráter operacional. Só a contratação de motoristas de caminhão representou 22% do total de admissões, com 10.849 posições preenchidas para esta função.

O estudo que vem acompanhado do relatório chamado Cargas e Salários do TRC detalha os valores médios de salários pagos para assistentes administrativos, ajudantes, motoristas e outras 200 ocupações, em seis principais áreas de atuação dentro das empresas de transporte: operacional, administrativa, comercial, de tecnologia, manutenção, segurança e de serviços gerais.

“Às vezes a gente não consegue conversar sobre este assunto com outras empresas. Então um material consolidado nesse sentido é excelente. Hoje o salário não é o fator mais importante para o colaborador ingressar em uma companhia, ele considera principalmente o próprio bem-estar”, revelou Santiago, que também é a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho na RTE Rodonaves.

Zingler esclareceu que o material já havia sido bastante requisitado pelas empresas: “como podem perceber é um conteúdo essencial para que elas tenham uma noção do que está sendo praticado no mercado, ajudando com que as estratégia de contratação se tornem ainda mais assertivas, e assim diminua o turnover”, esclareceu.

O turnover – que é a rotatividade de pessoas, teve uma média 3,72% nas transportadoras da base do SETCESP, tendo um pico registrado nos meses de outubro e novembro, que chegou a quase 5%. Para Zingler, essa dinâmica se justifica por conta do aumento da demanda no transporte de carga, durante o período de final do ano, em que surgem muitas vagas, momento em que os profissionais aproveitam para trocar de empresas.

Estratégias para retenção de talentos

Programas de capacitação, benefícios, premiações e outros tipos de reconhecimento podem incentivar o profissional na empresa e se traduzem como boas estratégias de retenção de talentos, garantem os especialistas. Durante sua apresentação, Baroni, contou em detalhes as ações que a Transpanorama vem desenvolvendo, entre eles o Programa ‘Podium’ e o ‘Rei ou Rainha da Boleia’, que concedem bonificações aos motoristas profissionais.

“Enquanto RH, a gente sempre se pergunta se o salário está de acordo. Mas garantir um ambiente estruturado e saudável, é o que na realidade pode fazer a diferença para que o colaborador permaneça na empresa”, expõe a gerente de RH.

Neste sentido, Brunini, que também é especialista em Recursos Humanos, docente e consultor, falou que o processo de retenção do profissional começa na seleção do novo colaborador. “Atualmente, os candidatos são mais exigentes, e por sua vez, as empresas estão preocupadas em ter uma boa imagem como empregadoras. Buscar os melhores também e ser a melhor, para atrair os bons profissionais nas vagas em aberto”.

Ele lembrou que para uma gestão de pessoas eficiente é necessário estratégias que precisam ser planejadas. E planejar significa ter ferramentas e estudos para análise.

“O relatório de Cargos e Salários no TRC apresenta indicadores para que os responsáveis pelas contratações nas empresas possam se basear e implementar ações positivas. Hoje, os bons profissionais escolhem as empresas em que querem trabalhar. Por isso, os gestores devem valorizar seus colaboradores, investir no desenvolvimento deles e recompensá-los pelos seus esforços”, reforçou Brunini.

Para as empresas associadas ao SETCESP, o material completo de Cargos e Salários no TRC é gratuito e está disponível no portal. Entre no site do SETCESP com seu login e senha, e fique por dentro da remuneração média realizada pelas empresas do setor para diversas ocupações. 

Caso sua empresa ainda não seja associada, mas deseja ter acesso ao material, clique aqui e saiba como obtê-lo.


voltar