Trecho Sul abre sem pedágio
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30 de Março de 2010 – 10h00 horas / Jornal da Tarde
A cobrança de pedágio no Trecho Sul do Rodoanel, que financiará a continuidade do anel viário que interligará as estradas que servem a capital, não começa antes de abril de 2011. Essa é a data prevista pelo Estado para a entrada da concessionária que explorará a parte sul do Rodoanel, que será inaugurada oficialmente na manhã de hoje e liberada para o tráfego de veículos amanhã, sem a cobrança da tarifa de pedágio.
A previsão sobre o término da concessão do Trecho Sul consta em informe publicitário oficial do governo do Estado divulgado anteontem na região do ABC. A informação não foi confirmada ontem pela assessoria de imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes, que prevê iniciar a construção do Trecho Leste no ano que vem, mas sem especificar o mês.
Pelo modelo de concessão definido pelo Estado, a empresa que ganhar a licitação dos 61,4 quilômetros do Trecho Sul vai bancar a continuidade da obra e ganhar o direito de explorar também o Trecho Leste, com 43 quilômetros.
De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o edital da licitação para a concessão da parte sul está em elaboração e não tem data para ser publicado. Segundo cronograma apresentado pela Artesp em audiência de janeiro, o edital teria de ser publicado em 23 de fevereiro e a assinatura do contrato ocorreria no fim de julho.
A partir de amanhã, com a liberação do Trecho Sul, o motorista que sair do Trecho Oeste, aberto em 2002, vai ter de pagar a tarifa de R$ 1,30 – como já ocorre em todas as saídas do lado oeste – para fazer a transição entre as duas partes já erguidas do anel viário.
Nada será cobrado a quem só trafegar pelo Trecho Sul, que liga a Rodovia Régis Bittencourt ao município de Mauá, passando pelo sistema Anchieta-Imigrantes e cotando sete cidades.
Os municípios aguardam o início da operação para avaliar o impacto no trânsito. O secretário de Transportes da capital, Alexandre de Moraes, já afirmou que, em princípio, conta com aumento de tráfego no trecho urbano das rodovias Anchieta e Imigrantes.
Em São Bernardo do Campo, a secretária de Transportes e Vias Públicas, Patrícia Veras, diz que a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), estatal responsável pela obra do Rodoanel, não apresentou projeção de tráfego à cidade.
“Vamos monitorar o trânsito nos acessos da cidade para o Rodoanel. Se houver aumento de tráfego na cidade, discutiremos com a Dersa medidas para reparar isso, o que está garantido no convênio que assinamos”, diz Veras.
O trânsito no Trecho Sul será monitorado por câmeras a cada quilômetro da via.

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