Premiação do SETCESP revela projetos inovadores que mostram como a sustentabilidade ganhou protagonismo no transporte de cargas
O transporte de cargas está deixando para trás a imagem de poluidor e assumindo o destaque na agenda ESG, afirmou o presidente do Conselho Superior e de Administração, Marcelo Rodrigues, na abertura do 11º Prêmio de Sustentabilidade, realizado em 6 de novembro.
“O setor está provando que nós não somos o vilão da sustentabilidade, pelo contrário, fazemos parte da solução para um futuro mais limpo”, disse.
A coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do SETCESP, Fernanda Veneziani, reforçou a essência da premiação. “Não estamos aqui apenas para reconhecer projetos, mas para valorizar pessoas e empresas que enxergam a sustentabilidade como uma ferramenta de transformação do mundo”.
Antes da celebração de fato começar, o público foi recebido ao som da instrumental de ‘Primavera’, de Vivaldi, apresentada pela Orquestra do Instituto Locomotiva, que atua na inclusão sociocultural de crianças e adolescentes. Os instrumentos utilizados foram produzidos com madeira reciclada, uma intervenção simbólica e alinhada ao propósito da noite.
Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP, destacou que nesta edição houve um crescimento do número de ações inscritas na categoria de Governança. Para ela, o avanço revela uma maior maturidade das empresas. “A cada ano do prêmio, temos em média dez novas transportadoras participando. Só de se inscreverem, já são vencedoras”.
Ainda assim, as ações foram analisadas por um júri formado por cinco especialistas. Ao todo, 50 projetos de 35 transportadoras concorreram em quatro modalidades: Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Governança e Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho. Dois de cada categoria foram considerados finalistas e concorreram ao troféu.
Empresas finalistas da edição
Concorriam na categoria Responsabilidade Social, a Cargolift, com o ‘Instituto Novas Histórias’ e a Ceslog – Cesari Logística, com o ‘Cubatão + Sustentável’.
Em Responsabilidade Ambiental, a disputa pelo prêmio estava entre Jomed Transportes e Logística, que criou um ‘Ponto de Abastecimento de Biometano’ e a GH Solucionador Logístico com a ação ‘GHEco’, voltada ao uso consciente dos recursos naturais.
Foram finalistas na modalidade Governança, as transportadoras JWM Transportes, com o programa ‘Conectando Sustentabilidade, Transparência e Resultados’ e a Tassi Transportes com o ‘Tassi Conecta’.
Já na esfera da Segurança Viária ou do Trabalho, a Ativa Logística e, mais uma vez, a Tassi Transportes disputaram respectivamente com os projetos ‘Via Segura Ativa’ e ‘Tassi Protege+’.
Cesari Logística torna Cubatão um lugar mais sustentável
Com o projeto ‘Cubatão + Sustentável’ a Cesari Logística levou o troféu na categoria Responsabilidade Social. A iniciativa promoveu a restauração da região do polo industrial da cidade de Cubatão/SP, gerando avanços na mobilidade urbana e para a vida da população. A cidade, localizada na Baixada Santista, já foi considerada a mais poluída do mundo pela ONU (Organização das Nações Unidas) na década de 1980.
Entre as principais ações desenvolvidas, destacaram-se a remodelação viária do acesso à Avenida Plínio de Queiroz, a regularização de comércios e moradias.
Sergio Sukadolnick, diretor de relações institucionais, conta como a empresa fez a revitalização. “Todo o entorno do local era insalubre e sem segurança. Levamos infraestrutura com iluminação, plantios de árvores e criamos estrutura para o comércio”.
Jomed cria um ponto de abastecimento de Biometano
Inovação também marcou a categoria Ambiental. A Jomed surpreendeu ao construir um posto interno de abastecimento com Biometano para seus veículos movidos a gás e por isso foi a vencedora do 11º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP na esfera Responsabilidade Ambiental.
O projeto tornou as operações de transporte rodoviário de cargas mais sustentáveis com a substituição de combustíveis fósseis por uma alternativa renovável.
“Sentíamos a necessidade de ter um combustível mais limpo e sustentável, e esse combustível é o Biometano. Conquistamos uma descarbonização mais eficaz para nossa frota”, contou Carlos Ferreira, gerente de Sustentabilidade. “Atitudes corretas mudam o mundo”.
Entre os principais resultados alcançados pela Jomed estão a redução de 308.571 litros de diesel e, por consequência, 717,8 toneladas de CO₂ deixaram de ser jogadas na atmosfera.
Tassi Transportes é destaque em Governança e na Responsabilidade da Segurança Viária e do Trabalho
Por acreditar e colocar em prática as boas ideias, sugeridas por seus colaboradores, a Tassi Transportes levou o troféu de melhor projeto em Governança. A iniciativa chamada de ‘Tassi Conecta’ estimulou a criatividade dos funcionários através de um canal que permitiu a apresentação de ideias de forma proativa com direito ao reconhecimento.
Ao todo, foram apresentadas 22 ideias que geraram uma economia de cerca de 80 mil reais em processos na empresa. Um dos resultados mais expressivos foi a economia de 19 mil m³ de água. Também foi reduzido o consumo de 12 mil litros de combustíveis.
“O Tassi Conecta é uma gestão participativa. Além do fomento à inovação, o projeto trouxe resultados não só na área financeira, mas também na ambiental”, explicou o gerente de SASMAQ e ESG, Samuel Calle. “A organização ganha e o colaborador também”, acrescentou.
A empresa também recebeu outra premiação, dessa vez na categoria Responsabilidade na Segurança Viária e do Trabalho, por uma ação voltada à segurança no trânsito e o cuidado dos motoristas.
Chamado de Tassi Protege+, o projeto promoveu a conscientização sobre comportamentos seguros, saúde e bem-estar nas estradas, visando preparar os condutores para os desafios diários do transporte por meio da direção defensiva.
Com ele, a organização conseguiu reduzir 60% dos incidentes sem lesão pessoal e 67% de acidentes com lesão pessoal. “Nossa intenção com o projeto foi reduzir comportamentos inseguros ao volante”, revelou Tiago Alves, gestor de Segurança. “O motorista precisa estar bem consigo mesmo para também garantir a segurança de todos”, afirma.
Toda a pegada de carbono do evento foi compensada, além disso, a cerimônia também contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, inclusive em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Por fim, mais do que premiar, o evento mostrou que o transporte de cargas está pronto para liderar a agenda ESG no país.
Nova versão do e-book ‘Na Estrada com ESG’
O evento também marcou a divulgação da nova versão do e-book ‘Na Estrada com ESG’, que reúne práticas recomendadas para reduzir custos, emissões e riscos operacionais. O material, gratuito, compila as principais ações implementadas pelas transportadoras ao longo dos 11 anos da premiação.
“É um conteúdo inspirador, porque a nossa missão é motivar as transportadoras nas boas práticas de ESG”, disse Veneziani, apresentando o material.
O vice-coordenador da comissão, Ericke Tosin, reforçou que o conteúdo funciona como uma ferramenta prática para quem quer avançar na agenda ESG. No material há dicas para geração de energia limpa, economia de água e de energia, além de modelos para o descarte correto de resíduos e realização de ações sociais.
O Prêmio de Sustentabilidade SETCESP conta com o patrocínio do Sistema Transporte – CNT | SEST SENAT | ITL, XBRI Pneus, Volvo | Nors, ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), Consórcio Maggi, De Nigris, Sicredi, Transpocred e Volkswagen Caminhões e Ônibus. São apoiadores da premiação: Childhood Brasil, FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo), IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Cargas), ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), PLVB – Programa de Logística Verde Brasil, Programa Transporte + Seguro | GCS Certificadora, SEALL e Siga Verde.
voltar
































