Torre de Controle: conheça o case da empresa Suzano
Compartilhe

Maior produtora global de celulose utiliza projeto de gestão do Grupo Apisul e melhora índices

Para oferecer soluções com tecnologia embarcada, o Grupo Apisul possui uma equipe de profissionais com expertise de mercado para disponibilizar, no setor em que atua, produtos estratégicos capazes de oferecer resultados positivos aos clientes.  A Torre de Controle é um exemplo, um projeto inteligente que permite uma visão completa das operações de transporte, onde todas as etapas do processo de logística são incorporadas dentro de uma única estrutura.

E para que o planejamento logístico tenha sucesso nos resultados, a Torre está alinhada em três pilares:

  • Processos – Mapeamento da operação e desenho do escopo técnico;
  • Pessoas – Treinamento do corpo técnico para tomada de decisões rápidas; e
  • Sistemas Software de inteligência que gera informações dentro da plataforma de monitoramento e depois transforma em dados para o cliente.

Um case de sucesso do Grupo Apisul é junto da empresa Suzano, unidade de Limeira/SP que apresenta o potencial da transformação de dados em informações relevantes, para otimizar o transporte de cargas e logística.

Esse projeto ganha notoriedade a partir do alinhamento de planejamento de estratégia e execução. Nasceu da necessidade de a Suzano visualizar a frota dedicada nas operações florestais. A empresa já conhecia seu processo de operação, mas precisava torná-lo mais produtivo, otimizando as etapas a começar pela tomada de decisões mais assertivas.

A parceria entre Grupo Apisul e Suzano iniciou em 2015 e, desde então, quadruplicou o número de pessoas dedicadas exclusivamente à operação. Era preciso ir além do cuidado com a logística, havia a necessidade de aumentar a segurança de ponta a ponta da cadeia produtiva.  

O primeiro projeto desenvolvido para a Suzano foi na área de gestão logística para operações florestais, com o mapeamento das atividades, monitoramento completo de 100% dos veículos de transporte de madeira e a elaboração de um plano de ação para as operações da empresa.   Em menos de um ano, a Suzano registrou aumento de 14% na produtividade da frota dedicada.

Para se chegar ao modelo atual da Torre de Controle, todos os indicadores foram construídos em conjunto entre as duas empresas. Inicialmente chamado de ‘Tracking’, o projeto evoluiu até chegar ao modelo atual: uma central de monitoramento com telas que permitem ampla visibilidade e acesso.

Com a implantação do processo, houve ganho nos principais indicadores medidos na operação, como por exemplo, um aumento superior a 17% na eficiência de ciclo e uma redução de tempo de fábrica de 40%. 

Além de focar na segurança total da operação da Suzano, as soluções inseridas na Torre de Controle atuam em:

  • Eficiência no transporte – mede o ciclo dos veículos que fazem o transporte, desde a saída da fábrica com o caminhão vazio até a fazenda, ou seja, do carregamento à descarga. Cada etapa tem uma meta, e todas juntas formam o ciclo logístico. Nesse processo, medido desde 2015, houve um aumento de 17,4% na eficiência.
  • Gestão de pátio – mede o tempo em que o veículo fica disponível para fábrica, incluindo, além da descarga em si, os processos de pesagem, cubagem, tempo espera, limpeza e etc. Cada veículo que chega na portaria da fábrica é destinado para um local de descarga com a orientação de um profissional, de acordo com os procedimentos e fluxos de decisão alinhados com o cliente. Esta gestão foi implementada em 2018, e neste processo houve uma redução de tempo fábrica de 40%.
  • Segurança no transporte a central está dedicada em monitorar 24 horas a segurança do motorista, com a implementação dos controles de jornada, de cansaço e fadiga, de velocidade e leis de trânsito.

“A Torre de Controle proporciona uma viagem segura e eficiente aos motoristas, além de reduzir custos aos embarcadores e maximizar a lucratividade das transportadoras. A implantação deste projeto ganha destaque porque alia todos os grandes pilares de uma Torre, e representa um passo importante na parceria entre as empresas. Através de um trabalho de inteligência integrado entre o Centro de Tecnologia e Logística de São Paulo e a equipe de logística florestal-SP da Suzano, desenvolvemos o escopo para a instalação da Torre, com foco em segurança e produtividade”, conta Marco Badim, gerente de projetos logísticos do Grupo Apisul.


voltar