Tietê terá limite de 70 km/h para caminhão
Compartilhe
05 de Março de 2010 – 10h00 horas / Folha de S. Paulo
A CET decidiu ontem reduzir de 90 km/h para 70 km/h a velocidade máxima para ônibus e caminhões na pista expressa da marginal Tietê. A medida passa a valer a partir da inauguração da nova pista da via, prevista para este mês. O limite para carros e motos não muda. Caminhões e ônibus continuam podendo usar apenas as duas faixas da direita da pista expressa. Na pista local, nada muda: todos os tipos de veículos continuam com 70 km/h de velocidade máxima.
O principal argumento para a redução da velocidade máxima para veículos pesados é a melhoria da segurança de trânsito na via, medida que conta com o apoio da maioria dos especialistas no assunto.
A companhia definiu ontem ainda que a nova pista central, que está sendo construída pelo governo do Estado, também terá velocidade máxima de 70 km/h para todos, contrariando as expectativas de técnicos e especialistas que acreditavam que o limite seria de 80 km/h.
Essa medida também passa a valer a partir da inauguração oficial das novas pistas, ainda sem data definida. Alguns trechos já estão concluídos e abertos, mas não houve inauguração oficial e a sinalização está precária nesses locais. A CET terá de editar uma portaria regulamentando a nova situação.
A Dersa (empresa do governo do Estado responsável pela obra da nova pista da marginal) vai confeccionar e instalar, nas próximas semanas, as novas placas de sinalização de velocidade. A CET cuidará da regulagem dos radares.
Restrições – A redução da velocidade máxima não será a única medida a afetar os caminhões nas marginais. A prefeitura já decidiu que, após a inauguração do trecho sul do Rodoanel, prevista também para este mês, vai ampliar as restrições aos caminhões nas marginais e na avenida dos Bandeirantes. Os detalhes de como será a restrição ainda estão sendo estudados pela CET e devem ser anunciados nas próximas semanas, às vésperas da conclusão das obras do Rodoanel.

voltar