A retomada da economia e a importância desse momento para as empresas de transporte rodoviário de cargas adequarem a sua infraestrutura e, acima de tudo, levarem um novo sistema tarifário para o mercado e assim rentabilizarem as suas operações minimizando a defasagem do frete, acumulada nos últimos anos por conta da crise, é assunto recorrente no setor.
A última edição do CONET&Intersindical, realizada no começo do ano em Natal/RN, apontou a defasagem média de 16,95% no valor do frete, sendo 13,95% para a carga fracionada e 20,60% para a carga lotação.
Neste sentido, só nos últimos 15 dias o SETCESP realizou dois grandes eventos na entidade para debater as tarifas de frete e a conjuntura econômica de 2018 e assim fornecer subsídios e ferramentas para que os empresários possam adequar as suas operações a essa nova realidade.
Contribuindo ainda mais para isso, o IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga irá divulgar boletins econômicos sobre a variação do preço do diesel. Essa iniciativa tem como objetivo fornecer informações e orientações técnicas que possam auxiliar as transportadoras para a recomposição de suas tarifas em função da oscilação constante do custo desse insumo essencial para as operações.
O primeiro boletim, divulgado na última semana, parte desse trabalho do Instituto que está acompanhando diariamente as variações de preço do diesel desde o ano passado. O IPTC é um instituto de pesquisa sem fins lucrativos que tem como finalidade agregar conhecimento e servir o TRC com estudos técnicos que possam promover o avanço tecnológico e a inovação do setor.
Essa é mais uma importante iniciativa que visa auxiliar as transportadoras na composição correta do seu frete para manter uma sadia gestão dos negócios assim como foi orientado no último CONET.
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