Compartilhe
28 de Novembro de 2014 – 03h47 horas / Portal Transporta Brasil

Os Correios agora passam a ter direito à imunidade tributária de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), cobrado pelos Estados e pelo Distrito Federal. A definição do STF (Supremo Tribunal Federal), concluída na quarta-feira (26/11), deve ser aplicada nos julgamentos relativos ao assunto em instâncias judiciais inferiores.

A maioria dos ministros considerou que, como empresa pública, a estatal é obrigada a prestar uma série de serviços não contemplados por empresas privadas concorrentes e, por isso, não pode estar sujeita ao pagamento de tributos como o IPVA. E também por prestarem serviços públicos, segundo o STF, cabe a aplicação do princípio da imunidade recíproca.

Os Correios são imunes de outros impostos. No início de novembro, o STF autorizou a não cobrança do ICMS (Imposto sobre Operações de Circulação de Mercadorias e Serviços) e em outubro, o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana), desde que se trate de imóvel próprio. Houve o mesmo entendimento no ano passado, com o ISS (Imposto sobre a Prestação de Serviços).


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.