Soft Skills e Hard Skills: as habilidades que o mercado procura
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Muito se discute no mundo corporativo sobre as competências essenciais para um bom colaborador.  Os departamentos de Recursos Humanos das empresas buscam, a cada dia, encontrar formas mais assertivas e eficientes de contratar profissionais. Por isso, já há algum tempo, a forma de avaliar as aptidões dos colaboradores vem sofrendo transformações.

Se você tem um profundo conhecimento na área de gestão de RH, provavelmente já ouviu falar dos termos hard skills e soft skills, já que muitos recrutadores passaram a utilizá-los. Se este não é o caso, nos permita esclarecê-los agora.

A palavra skill, em inglês, pode ser traduzida para o português como habilidade, ou seja: aptidão para executar alguma ação. Hard skills e soft skills, por sua vez, são os nomes dados respectivamente às competências técnicas e às relacionadas à personalidade de um profissional.

Para explicar melhor, as hard skills são habilidades que podem ser aprendidas na sala de aula, com livros e apostilas, ou até mesmo no trabalho.

São facilmente quantificadas porque consistem em conhecimentos técnicos aplicados, sem os quais não se pode executar determinado trabalho, e nesse sentido, essas competências podem ser particulares a cada área de atuação. Isso vai desde operar uma máquina, trabalhar com um software e dominar determinada língua até esboçar um plano de negócios.

Uma hard skill comum a maioria das profissões hoje, por exemplo, é o domínio de programas de escritório que são utilizados pela maioria das organizações.

Frequentemente, as capacidades técnicas são avaliadas durante os processos seletivos e comparadas com as dos outros candidatos na tentativa de separar o tipo de grau de instrução apresentado por cada profissional.

Já as soft skills são competências subjetivas, muito mais difíceis de avaliar. Também são conhecidas como people skills (habilidades com pessoas) ou interpersonal skills (habilidades interpessoais), porque elas estão associadas à forma de se relacionar e interagir com pessoas.

No processo de recrutamento, as dinâmicas de grupo ou situações em que um candidato simula uma atividade real de trabalho, podem ser muito úteis para identificar esses comportamentos específicos.

Enquanto uma hard skill pode ser aprendida, por outro lado, as soft skills são desenvolvidas. Por exemplo, fazer uma planilha no computador é uma habilidade que qualquer um pode adquirir ao se dedicar a um curso de informática, à medida que, liderar uma equipe pode depender mais de algumas características inatas.

Isso não significa que soft skills não possam ser melhoradas com o tempo, mas que a aquisição delas é um pouco mais complexa do que as das hard skills.

Depois de ler isso tudo você deve estar se perguntando: e o que é mais importante, hard ou soft skills? A verdade é que não há uma resposta para essa pergunta.

O que se sabe é que no passado os processos seletivos baseavam-se quase que exclusivamente na avaliação das hard skills. Porém, com a evolução do mercado, a técnica deixou de ser um diferencial e passou a ser requisito.

Em contrapartida, para muitos departamentos de Recursos Humanos a identificação das soft skills ganharam peso, porque é muito mais fácil para a empresa treinar uma competência técnica do que uma comportamental.

Hard Skills VS Soft Skills

Hard

  • Graduação ou curso técnico;
  • Especializações e pós-graduações,
  • Mestrados ou doutorados;
  • Certificações;
  • Habilidades com ferramentas mecânicas
  • Uso softwares especializados;
  • Proficiência em um idioma;

Soft

  • Criatividade;
  • Comunicação
  • Automotivação;
  • Senso de liderança e capacidade de trabalhar sobre pressão
  • Trabalho em equipe e bom relacionamento interpessoal
  • Flexibilidade
  • Resiliência
  • Ética do Trabalho

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