Sob a mesma tempestade
Compartilhe

A doença da Covid-19 chegou até nós como uma forte tempestade. Daquelas de precipitação rápida, que pega muitos de surpresa, altera o curso do planejamento e encharca os planos futuros.

O Ministério da Economia divulgou, na semana passada, que houve uma queda no faturamento de 39 de 41 setores no Brasil. Imune a esse temporal, apenas os setores de saúde privada e a indústria extrativa.

Para todo o restante, uma queda que levou as expectativas de crescimento e investimento por água abaixo.

O setores que apresentaram maior diminuição de faturamento foram: o de serviços de alojamento em -90%, o transporte de aéreo em -79%; e o da fabricação de veículos automotores em -74%.

O de transporte rodoviário de cargas, segundo as contas do Ministério sofreu uma queda de faturamento em -22%. Porém, vale analisar junto a esse número, a pesquisa da NTC&Logística que apurou um declínio de 41% do volume de demanda no setor nesta primeira semana de maio.

Se há algum consolo para o TRC em tudo isso, talvez o de saber que não estamos só, pois, o SETCESP, tem trabalhado incessantemente para diminuir custos de mão de obra, negociando com os 11 sindicatos para dentro da lei, poder adotar regras que, mitiguem os custos da folha de pagamento, adotando medidas judiciais, que permitiu prorrogar o recolhimento da CSLL e IRPJ, bem como na negociação incessante nesta semana para retirar o caminhão do rodízio de placa par e placa ímpar.

Além disso, a entidade tem feito periodicamente lives que oferecem esclarecimentos sobre gestão, comportamento físico e mental nesta fase delicada que todos passamos e orientações jurídicas. Além disso, toda equipe da entidade está à disposição por e-mail ou por telefone.”

E as tempestades, passam o dia volta a ficar claro e o céu azul sem nuvens a vistas. Torçamos por essa mudança de tempo.


voltar