Sistema S apresenta impactos do corte da arrecadação em seus serviços
Compartilhe

Representantes das instituições se reuniram na última terça-feira (12) na sede da CNT, em Brasília, com o relator da MP n.º 932/2020

Os representantes das instituições do Sistema S, responsável pela realização de milhões de atendimentos nas áreas social e de aprendizagem aos trabalhadores de diversos setores da economia, se reuniram, nesta terça-feira (12), com o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), relator da MP n.º 932/2020, que reduziu em 50% os recursos do Sistema S por três meses.

Na reunião, foram apresentados os impactos que o corte deve gerar aos serviços oferecidos nas áreas de saúde e qualificação profissional. As instituições que compõem o Sistema S destacaram que, como a arrecadação é feita com base na folha de pagamento das empresas, a redução vai além dos 50% da medida provisória, uma vez que o país vive uma crise econômica e as empresas já convivem com demissões, redução de jornadas e suspensão de contratos. Além disso, existe um cenário de inadimplência no pagamento da contribuição compulsória prevista em lei. De acordo com as instituições, somado esses dois cenários, o impacto deve ultrapassar os 70% na redução da arrecadação.

No encontro, que também contou com a participação de representantes do Ministério da Economia e da Secretaria de Governo da Presidência da República, as instituições destacaram que, desde 2019, trabalham na construção de acordos com o governo federal para ampliar e melhorar os atendimentos oferecidos aos cidadãos. As entidades também ressaltaram que têm o entendimento acerca das dificuldades econômicas que o país já vinha enfrentando antes mesmo da pandemia e, por isso, buscavam negociação para que um possível corte no Sistema S fosse feito de maneira gradual e não provocasse o cancelamento dos serviços e projetos destinados aos trabalhadores brasileiros, com reflexos diretos na melhoria da qualidade dos serviços e no aumento da produtividade do país. 

 

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.