Setor de transportes no Brasil pode reduzir 68% das emissões até 2050, diz estudo
Compartilhe

O setor de transportes no Brasil pode reduzir 68% das emissões de CO2 até 2050 se adotar o conjunto de ações de sustentabilidade indicadas no estudo “Coalizão dos Transportes – Como tornar o setor de transportes um contribuidor ativo para a redução das emissões brasileiras”. O levantamento foi apresentado nesta segunda-feira (12) na quinta edição do “Brasil Rumo à COP30”, ciclo de seminários realizados pela Editora Globo em parceria com o Grupo Motiva (ex-CCR).

A previsão de corte de quase 70% das emissões de poluentes toma como referência o cenário de inação no campo da sustentabilidade com projeção de crescimento econômico no mesmo período. O estudo destaca ainda que o setor de transportes é responsável por cerca de 11% das emissões brutas nacionais, totalizando 260 milhões de toneladas (Mton) de CO2 em 2023. Com o crescimento econômico e sem adotar medidas de mitigação, as emissões podem atingir 324 Mton de CO2 em 2035 e 424 Mton de CO2 em 2050.

De acordo com a análise, a redução das emissões tende a ser confirmada se forem adotadas as “90 alavancas para a descarbonização” do setor. Três delas têm maior impacto, com corte de 60% sobre a emissões, e estão relacionadas à: mudança na matriz de transportes, ao privilegiar os tipos de transporte de menor emissão (como ferroviário e navegação marítima e fluvial); expansão do uso de biocombustíveis (etanol, biodiesel e SAF na aviação); e eletrificação de veículos ou adoção de novas tecnologias como o hidrogênio verde (PtX).

“Com todas as alavancas, a gente descarboniza 110% do que o Brasil tem hoje em cargas de emissões, mas ainda não é o suficiente para chegar efetivamente ao ‘net zero’ em 2050”, disse Bruno Vasconcellos, sócio-diretor do Boston Consulting Group (BCG), se referindo à meta de zerar as emissões líquidas de CO2.

No evento, o diretor do BCG apresentou os principais resultados do estudo. “A gente sabe que tem muita coisa acontecendo, muita coisa evoluindo, muita tecnologia nova vindo para ajudar a gente, por isso esse é só o primeiro passo. A gente tem muito trabalho, muito engajamento para fazer”, acrescentou.

 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.