Setor de serviços cai 0,7% em março e acumula três meses de resultados negativos
Compartilhe

Em março, o setor de serviços caiu 0,7%, a terceira queda consecutiva na comparação com o mês anterior, após recuar 0,6% em fevereiro e 0,4% em janeiro. A queda foi pressionada, principalmente, pelos serviços de informação e comunicação (-1,7%). Já os resultados positivos ocorreram nos transportes (0,5%) e nos serviços prestados às famílias (1,4%), que incluem restaurantes e hotelaria.

Apesar do resultado negativo no índice geral, as atividades turísticas cresceram 4,8% em março, recuperando totalmente as perdas de 4,2% em fevereiro. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.

O crescimento das atividades turísticas em março foi observado em 11 das 12 unidades da federação em que esse indicador é estudado, com destaque para São Paulo (3%), Rio de Janeiro (7,9%), do Distrito Federal (18,2%) e Santa Catarina (12,2%). “Houve crescimento nas atividades hoteleiras e de restaurantes, que estão nos serviços prestados às famílias, bem como na locação de automóveis, que faz parte dos serviços complementares”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

 

Outro indicador de que as atividades relacionadas ao turismo tiveram peso positivo está nos transportes aéreos, que tinham registrado -15,8% em fevereiro e subiram 12,2% em março. “É preciso levar em consideração a base de comparação baixa do mês anterior, mas o Carnaval certamente teve um peso positivo nas viagens de avião”, conclui Rodrigo.

Feriado favorece o turismo, mas pressiona demais serviços

Frente a  março de 2018, os serviços em geral registraram -2,3%, a queda mais intensa desde maio de 2018, explicada, em parte, pela influência de dois dias úteis a menos. Já o turismo avançou 1,9% no mesmo tipo de comparação. “Nesse caso específico, o feriado prolongado pode ter um efeito positivo nas atividades analisadas, porque as famílias aproveitam para viajar e comer fora”, avalia o gerente da pesquisa.

No confronto com março de 2018, contribuíram para os -2,3% os serviços de transportes e correio (-7,1%), pressionados pela queda na receita das empresas de transporte rodoviário de cargas, gestão de portos, transporte rodoviário coletivo e correios, por conta dos dois úteis a menos no mês. Já os hotéis, restaurantes e empresas no ramo de entretenimento influenciaram positivamente os serviços prestados às famílias (4,4%), principal indicador positivo dessa comparação.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.