SETCESP vai à Espanha conhecer hubs logísticos de referência
Compartilhe

Durante cinco dias, mais de 20 empresários brasileiros cumpriram uma intensa agenda em Madri e arredores, com visitas técnicas, encontros institucionais e sessões de networking

Entre 1º e 5 de setembro, parte da diretoria do SETCESP integrou a Missão Empresarial ‘Brasil – Espanha 2025’, uma viagem voltada a gerar oportunidades de negócios e troca de conhecimento entre empresas e entidades dos dois países.

“Há mais de 20 anos, o SETCESP mantém a tradição de interagir com outros países na busca de novas possibilidades, equipamentos e melhores práticas”, destacou Marcelo Rodrigues, presidente da entidade.

Logo após o desembarque na capital espanhola, a comitiva iniciou a programação na ICEX Invest in Spain, conhecendo o papel da Espanha como um dos principais hubs logísticos da Europa.

Depois, visitaram a ACTE (Asociación de Centros de Transporte y Logística de España), onde conferiram soluções de integração multimodal e de digitalização do transporte. Eles encerraram o dia no Grupo Raminatrans, especializado em transporte internacional e fretes aéreo e marítimo.

Na manhã seguinte, a programação incluiu a Ciudad de Transporte Illesca y Marchamalo, os quais são centros de distribuição avançados, que possuem soluções sustentáveis para transporte e armazenagem. À tarde, foram recebidos na GXO Logistic, no local, verificaram processos de picking automatizados, gestão digital de estoques e integração com e-commerce.

No outro dia, o destino foi a cidade Seseña onde a comitiva visitou o Grupo Carreras, uma empresa de 93 anos que está na quarta geração e faz o transporte de cargas refrigeradas.

De volta a Madrid, a comitiva foi até a UNO Logística (Organización Empresarial de Logística y Transporte) para conhecer as tendências do setor, novos modelos de logística urbana e sustentabilidade. Na sequência, visitaram o CITET (Centro de Inovação para Logística e Transporte) que reúne startups de tecnologia. Por lá, o grupo observou a digitalização de processos logísticos, projetos envolvendo inteligência artificial, veículos autônomos e redução de emissões.

No último dia, a agenda incluiu uma ida até a AET (Asociación Española del Transport), na qual os empresários acompanharam um debate sobre eficiência operacional, custos e sustentabilidade. De lá, seguiram para a MADCargo, onde assistiram uma apresentação da infraestrutura aeroportuária, considerando a proximidade com Marrocos e que a maioria dos produtos chineses entra por Madri.

Encerrando a programação, seguiram para a IRENEO Logística e conheceram o centro de operações e soluções da empresa especializada no transporte de alto valor agregado.

“Visitamos transportadoras, operadores logísticos e entidades representativas. Percebemos que enfrentamos muitos problemas semelhantes e estamos em sintonia na busca por soluções”, resumiu Marcelo.

Segundo ele, tanto na Espanha quanto no Brasil há escassez de motoristas, mas também há pontos positivos em comum, como o modelo de armazéns built to suit (BTS). “Foram dias de aprendizado, conexões e construção de parcerias”, concluiu o presidente do SETCESP.

A viagem contou com o apoio das empresas parceiras Ambipar e Omnilink.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.