
Durante cinco dias, mais de 20 empresários brasileiros cumpriram uma intensa agenda em Madri e arredores, com visitas técnicas, encontros institucionais e sessões de networking
Entre 1º e 5 de setembro, parte da diretoria do SETCESP integrou a Missão Empresarial ‘Brasil – Espanha 2025’, uma viagem voltada a gerar oportunidades de negócios e troca de conhecimento entre empresas e entidades dos dois países.
“Há mais de 20 anos, o SETCESP mantém a tradição de interagir com outros países na busca de novas possibilidades, equipamentos e melhores práticas”, destacou Marcelo Rodrigues, presidente da entidade.
Logo após o desembarque na capital espanhola, a comitiva iniciou a programação na ICEX Invest in Spain, conhecendo o papel da Espanha como um dos principais hubs logísticos da Europa.
Depois, visitaram a ACTE (Asociación de Centros de Transporte y Logística de España), onde conferiram soluções de integração multimodal e de digitalização do transporte. Eles encerraram o dia no Grupo Raminatrans, especializado em transporte internacional e fretes aéreo e marítimo.
Na manhã seguinte, a programação incluiu a Ciudad de Transporte Illesca y Marchamalo, os quais são centros de distribuição avançados, que possuem soluções sustentáveis para transporte e armazenagem. À tarde, foram recebidos na GXO Logistic, no local, verificaram processos de picking automatizados, gestão digital de estoques e integração com e-commerce.
No outro dia, o destino foi a cidade Seseña onde a comitiva visitou o Grupo Carreras, uma empresa de 93 anos que está na quarta geração e faz o transporte de cargas refrigeradas.
De volta a Madrid, a comitiva foi até a UNO Logística (Organización Empresarial de Logística y Transporte) para conhecer as tendências do setor, novos modelos de logística urbana e sustentabilidade. Na sequência, visitaram o CITET (Centro de Inovação para Logística e Transporte) que reúne startups de tecnologia. Por lá, o grupo observou a digitalização de processos logísticos, projetos envolvendo inteligência artificial, veículos autônomos e redução de emissões.
No último dia, a agenda incluiu uma ida até a AET (Asociación Española del Transport), na qual os empresários acompanharam um debate sobre eficiência operacional, custos e sustentabilidade. De lá, seguiram para a MADCargo, onde assistiram uma apresentação da infraestrutura aeroportuária, considerando a proximidade com Marrocos e que a maioria dos produtos chineses entra por Madri.
Encerrando a programação, seguiram para a IRENEO Logística e conheceram o centro de operações e soluções da empresa especializada no transporte de alto valor agregado.
“Visitamos transportadoras, operadores logísticos e entidades representativas. Percebemos que enfrentamos muitos problemas semelhantes e estamos em sintonia na busca por soluções”, resumiu Marcelo.
Segundo ele, tanto na Espanha quanto no Brasil há escassez de motoristas, mas também há pontos positivos em comum, como o modelo de armazéns built to suit (BTS). “Foram dias de aprendizado, conexões e construção de parcerias”, concluiu o presidente do SETCESP.
A viagem contou com o apoio das empresas parceiras Ambipar e Omnilink.
voltar