SETCESP realiza live para esclarecer portarias que estabelecem medidas de prevenção à COVID-19
Compartilhe

Durante a transmissão, especialistas tiraram dúvidas sobre a Portaria Interministerial 14/22

Na manhã de hoje (24), foi ao ar pelo canal oficial do SETCESP no YouTube, uma live especial que apresentou detalhes da recente mudança que a Portaria Interministerial 14 dos Ministérios do Trabalho e Previdência e da Saúde, publicada em 25 de janeiro de 2022, realizou alterando o Anexo I da Portaria Conjunta 20, de junho de 2020, que estabelece as medidas de prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho.

Entre as principais modificações, a nova portaria vigente, destaca a redução do prazo de afastamento dos trabalhadores com casos confirmados, suspeitos ou que tiveram contato com casos suspeitos de Covid-19, conforme explicou o auditor-fiscal do trabalho e médico do trabalho, Carlos Eduardo Domingues, que participou da transmissão.

“Um afastamento de dez dias, após o início dos sintomas, ou então sete dias, caso haja a remissão dos sinais respiratórios e sem febre há mais 24h, sem o uso de antitérmicos. A grande maioria das situações, estarão incluídas no afastamento de sete dias. É o tempo usual para a volta dos trabalhadores, após contaminação pela Covid-19”, afirmou o médico.

Presente na live, o assessor jurídico do SETCESP, Dr. Narciso Figueirôa Jr. reforçou a importância das empresas em realizarem orientações sobre as regras de higiene, distanciamento social, desinfecção de ambientes e o uso de máscaras, de forma a preservar a segurança e saúde dos trabalhadores e a atividade econômica. “O que deve permanecer é o interesse da coletividade em todas as situações”, afirmou.

Já para o auditor-fiscal do trabalho e engenheiro de segurança, Marcelo Naegele, só a disposição em realizar uma live sobre o assunto, demonstra uma preocupação do setor com a saúde dos seus colaboradores e com toda a sociedade. “Todos nós sabemos que a doença não fica apenas restrita ao ambiente de trabalho, ela circula em todos lugares”, disse.

“Nosso papel enquanto entidade é levar para as empresas esclarecimentos, que conduzam o dia a dia das organizações e que possam contribuir com a segurança jurídica na tomada das decisões”, observou Ana Jarrouge, a presidente executiva do SETCESP, abrindo espaço para que fossem respondidas as perguntas específicas dos inscritos no canal que acompanhavam a live.

Precisa de mais informações sobre a Portaria Interministerial 14/22 para sua empresa? Clique e assista a live na íntegra.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.