SETCESP realiza jornada ESG e destaca Responsabilidade Ambiental e Social
Compartilhe

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho, a entidade faz uma série de eventos sobre sustentabilidade

Entre os dias 5 e 6 de junho, uma verdadeira jornada de acontecimentos voltados à sustentabilidade foi promovida pelo SETCESP. O Encontro ESG deu início da programação e reuniu aproximadamente 150 participantes para apresentar, entre outras questões, fatores ligados à Responsabilidade Ambiental e Social.

“É um enorme prazer em estar com vocês nesta jornada agregadora. Estar à frente dessa comissão é uma grande honra, está em primeiro lugar em meu coração”, disse Fernanda Veneziani, coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do SETCESP.

Redução da emissão de CO₂: desafios e soluções

O primeiro painel abordou a necessidade de tornar o setor mais ecológico, por meio da transição energética de combustíveis fósseis para fontes renováveis, além da renovação de frota com a adoção de veículos mais eficientes e menos poluentes.

Para este painel foram convidados: Márcio D’Agosto, coordenador do Programa Logística Verde Brasil (PLVB) e presidente do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS); Henry Joseph Junior, diretor técnico da Anfavea; Marcelo Pereira Bales, gerente de avaliação de emissões veiculares da CETESB e Veronica Rufino, engenheira ambiental e analista de ESG da Trans Kothe Transportes, além de Ricardo Melchiori, vice-coordenador da Comissão de Sustentabilidade que foi mediador do painel.

Um dado apontado por Ricardo é que 80% da comercialização de caminhões feita hoje no país é de veículos acima de dez anos.

“A idade da frota é um dos pontos mais importantes da questão ambiental, é um desafio oferecermos uma tecnologia que não está penetrando no mercado. Os veículos antigos emitem mais gases poluentes”, lembrou o diretor da Anfavea.

Na sequência, o gerente da CETESB chamou a atenção para a saúde das pessoas que pode ser afetada pelo ar que respiramos, relacionando o aumento do consumo de combustíveis fósseis a emissão de materiais particulados.

Para finalizar o primeiro painel, Veronica, da Trans Kothe apresentou a implementação placas solares em carretas e caminhões, como uma opção viável para o uso de energia renovável. Essa iniciativa da empresa recebeu o 9º Prêmio de Sustentabilidade na categoria Ambiental.

Estratégias para gerar impacto social

Fernanda abriu e mediou o ‘Social’ chamando ao palco as convidadas: Paula Sales, mentora da Gerando Falcões; Camila Florencio, coordenadora do Movimento Vez & Voz e Eva Cristina Dengler, superintendente da Childhood Brasil. Também integrou o painel, só que de forma online, Gabrielle Moraes, analista de comunicação na Transportes Cavalinho.

Paula destacou que as ações sociais podem ocorrer com pequenas práticas e pediu que as empresas não se atentem apenas para grandes números. “Quando começamos a pensar em pessoas isso já se trata de política de qualidade de vida”, informou.

Por sua vez, a coordenadora do Vez & Voz apontou maneira para tornar o setor mais diverso e inclusivo. “Há uma falta de motorista profissionais no mercado, mas se as empresas flexibilizarem suas condições a contratação para essas vagas pode ser suprida com a mão de obra feminina”. Uma pesquisa recente indicou que as mulheres somam apenas uma 26% do quadro de colaboradores das organizações do setor.

A preocupação com o enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes nas estradas foi o assunto tratado por Eva, que mostrou como funciona o ‘Na Mão Certa’. Com ajuda dos profissionais motoristas do transporte de cargas, o programa investiga e combate à exploração sexual infantojuvenil nas estradas brasileiras. “Imaginamos que se tivéssemos os profissionais do volante atuando nessa frente, ganharíamos força e foi um movimento que funcionou. Os motoristas se tornaram agentes de proteção”.

“O social é algo para as pessoas que não estão contentes com a realidade. Lembrando que felicidade é uma coisa e o contentamento é outra. Não estamos plenos quando algo precisa do nosso olhar, da nossa ação. Não existe segredo para o sucesso na área social, o importante é se dispor a fazer”, avaliou Gabrielle.

Leia mais: Especialistas discutem Governança empresarial como fator essencial para a segurança viária


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.