SETCESP promove webinar para esclarecer dúvidas sobre a LGPD
Compartilhe

A apresentação aconteceu na manhã de ontem (21), pela plataforma EAD da entidade

“Tem muita gente que considera a LGPD um tema complicado, obviamente, que algumas ações precisam ser adequadas e aplicadas nas transportadoras”, orientou Tayguara Helou, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, na abertura do webinar que foi ar nesta manhã, pela plataforma EAD da entidade.

Em agosto de 2018 foi implementada a Lei nº 13709, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e dois anos depois, entrou em vigor as penalidades para quem desrespeitar as regras trazidas por ela.

Para dar todo o apoio, orientações e alertar os transportadores sobre os principais riscos e penalidades que as empresas poderão ter com a LGPD, participaram do webinar, além da coordenadora jurídica do SETCESP, Caroline Duarte, os especialistas do Escritório Palma, de Natale & Teracin, Consultoria e da BDR Consulting.

Patricia Madrid, que é advogada e head da área do direito empresarial do escritório, falou sobre a agência que regulamenta a Lei, a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados. “As empresas que estão de acordo com a LGPD são vistas como empresas mais sérias e mais transparentes”, disse.

Após isso, Karen Seolin que é responsável pela área de Direito Contratual, Digital e Regulatório citou quais são as bases legais que precisam ser observadas pelas empresas. “Os princípios da LGPD têm por objetivo nortear a formalização dos direitos dos titulares de dados pessoais. Por meio deles, o titular pode se recusar a repassar seus dados ou solicitar à empresa, que ela informe como faz o tratamento dessas informações”, afirmou.

Já Rodrigo Cruz, head de Data Privacy e DPO na BDR Consulting, abordou como a Lei afeta todas as áreas de uma transportadora, desde o centro de carga e descarga até o departamento administrativo. Ele aproveitou para destacar com de forma prática as fases de uma adequação e como realizá-las. “Na área do financeiro, por exemplo, é importante uma blindagem na informação de quanto ganha cada funcionário”, avisou ele.

Por fim, a coordenadora jurídica do SETCESP lembrou que a adequação das empresas à legislação vem sendo exigida não só pelos titulares dos dados, mas pelo mercado como um todo e foi aberta a oportunidade para aqueles que acompanhavam a apresentação pudessem esclarecer dúvidas.

 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.