Compartilhe
27 de Março de 2008 – 10h00 horas / Redação SETCESP
A prefeitura de São Paulo, diante dos constantes recordes de congestionamentos, tem anunciado várias medidas restritivas de circulação de veículos. O SETCESP defende a entrega noturna e não a ampliação de áreas de proibição do trânsito de caminhões.
O presidente da SETCESP, Francisco Pelucio, avalia que não há mais o que restringir no processo de entregas urbanas na capital. “Em maio do ano passado, a prefeitura mais que dobrou a área da Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), passando de 11 quilômetros quadrados para 24,5 quilômetros quadrados”, argumenta Pelucio.
O SETCESP defende que a prefeitura paulista adote a entrega noturna, exigindo que pólos geradores de trânsito, como shoppings centers, hipermercados, home centers, entre outros, somente recebam as mercadorias à noite. Inclusive, nestes pontos comerciais deveria ser proibida a circulação dos Veículos Urbanos de Cargas (VUCs) durante o dia. Agora, o SETCESP solicita a liberação dos VUCs do rodízio municipal para o transporte nos locais onde a entrega noturna seria inviável.
O SETCESP, também solicita a prorrogação do prazo para a exigência do motor Euro 3 nos caminhões, pois somente os veículos fabricados a partir de 2004 podem atender a nova regra. E a média de idade da frota brasileira está estimada em aproximadamente 20 anos.
O Sindicato também quer participar do processo de cadastramento dos veículos, e se coloca à disposição da secretaria Municipal de Transprotes para ajudar no processo de implantação. Sugere, neste item, a adoção de um selo que seria colocado nos caminhões autorizados a entrarem na ZMRC.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.