O presidente da SETCESP, Francisco Pelucio, avalia que não há mais o que restringir no processo de entregas urbanas na capital. “Em maio do ano passado, a prefeitura mais que dobrou a área da Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), passando de 11 quilômetros quadrados para 24,5 quilômetros quadrados”, argumenta Pelucio.
O SETCESP defende que a prefeitura paulista adote a entrega noturna, exigindo que pólos geradores de trânsito, como shoppings centers, hipermercados, home centers, entre outros, somente recebam as mercadorias à noite. Inclusive, nestes pontos comerciais deveria ser proibida a circulação dos Veículos Urbanos de Cargas (VUCs) durante o dia. Agora, o SETCESP solicita a liberação dos VUCs do rodízio municipal para o transporte nos locais onde a entrega noturna seria inviável.
O SETCESP, também solicita a prorrogação do prazo para a exigência do motor Euro 3 nos caminhões, pois somente os veículos fabricados a partir de 2004 podem atender a nova regra. E a média de idade da frota brasileira está estimada em aproximadamente 20 anos.
O Sindicato também quer participar do processo de cadastramento dos veículos, e se coloca à disposição da secretaria Municipal de Transprotes para ajudar no processo de implantação. Sugere, neste item, a adoção de um selo que seria colocado nos caminhões autorizados a entrarem na ZMRC.
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