Moraes explicou que as medidas têm o objetivo de reduzir o tráfego e regulamentar a carga e descarga. Alertou que essas medidas têm o prazo de 45 dias após a publicação oficial.
Na oportunidade, o vice-presidente do SETCESP, Manoel Sousa Lima Junior, e o diretor do SETCESP, Urubatan Helou, expuseram os conflitos dessas medidas que afetam não só o transporte de cargas e outros setores, mas a economia do país. Helou argumentou com o secretário sobre o abastecimento urbano, segurança em relação a entrega noturna, ao Veículo Urbano de Carga (VUC), ao Produto Interno Bruto (PIB) e o impacto negativo para o pequeno e médio comerciante pela falta de infra-estrutura para se adequarem a essa nova medida. No encontro, Helou entregou o manifesto do SETCESP com várias propostas para aumentar a mobilidade urbana. Outras entidades reivindicaram pelo seu setor. Helou afirmou que o SETCESP continuará defendendo suas reivindicações apresentadas. Lima Júnior convidou todos os participantes para uma reunião na próxima segunda-feira, 14/4, na sede do SETCESP, para uma melhor discussão sobre essas medidas.
Manifesto
O manifesto analisa a necessidade de aumentar a mobilidade urbana e ao mesmo tempo viabilizar o abastecimento na cidade e apresenta propostas à administração municipal.
No documento, o SETCESP ressalta que o setor é um agente passivo, demandado pelo comércio e pela indústria e reafirma o seu compromisso de trabalhar pela garantia do abastecimento urbano com menores impactos à sociedade paulistana.
Conheça as propostas:
1) Manter a atual ZMRC – Zona Máxima de Restrição à Circulação – atendida pelo VUC – Veículo Urbano de Carga, conforme o decreto 48338/07;
Prazo: Imediato
2) Proibir dentro do Centro expandido, das 5 às 21 hs, caminhões com 4 ou mais eixos, ficando livres os caminhões simples de até 3 eixos.
Prazo: 90 dias
3) Implantar a entrega noturna obrigatória em todos os estabelecimentos de grande porte (com área maior que 10.000m2): supermercados, atacadistas, redes de varejos, home centers, shopping centers, hospitais, grandes indústrias, postos de gasolina, concessionárias de veículos e outros, conforme o decreto_45821/05 e vetar que sejam atendidos durante o dia por veículos leves, evitando o boicote à entrega noturna.
Prazo: 90 dias
4) Implantar o rodízio nas marginais e avenida dos Bandeirantes para caminhões com 4 ou mais eixos, somente após a conclusão do Rodoanel.
5) Implantar fiscalização para retirada de veículos em mau estado das vias públicas.
Prazo: Imediato
6) A aceleração das obras do Rodoanel em todos os seus trechos.
Prazo: Imediato
7) A criação de uma comissão com a participação do SETCESP dentro da Secretaria Municipal dos Transportes para focar a questão do abastecimento urbano e a circulação dos veículos de cargas.
Prazo: Imediato
8) Tratamento isonômico em relação às novas medidas, inclusive quanto ao Correios e seus terceirizados que possuem uma frota de cerca de 11.000 veículos.
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