Sem baixar a guarda
Compartilhe

A divulgação do relatório anual dos índices de roubos de cargas foi feita esta semana, pela NTC&Logística, associação que acompanha esse panorama em todo o Brasil.

Ao longo de 2019, foi registrado um total de 18.382 ocorrências. Já no ano anterior, essa soma chegava a 22.183 casos. Em 2017, chegamos a repulsiva marca de 25.970 delitos.

De 2018 para 2019, foram 4 mil ocorrências a menos, mesmo assim, permanecemos com um índice inaceitável.

A região sudeste, continua sendo a de maior incidência de roubos, com o estado campeão: Rio de Janeiro, onde os registros chegaram a 40,56% do total do país. Seguido por São Paulo com a marca de 39,85%.

Há ainda, muito o que ser feito para coibir este tipo de ação. Mas essa diminuição nos índices já evidencia o quanto é importante a participação do poder público para melhorar esse quadro. Em 2018, o período que marcou definitivamente o recuo do índice também foi o ano de atuação das Forças Armadas no estado Rio de Janeiro.

Só que precisamos que este trabalho continue e se intensifique para mitigar este tipo de crime. Temos várias leis estaduais e federais que foram promulgadas com esse propósito nos últimos anos. Entre elas, a do estado de São Paulo a Lei Nº 15.315/14 que cassa a inscrição estadual de estabelecimento que, comprovadamente estiver comercializando produto fruto de roubo ou furto.

Já faz algum tempo, o SETCESP vem reforçando sua importância junto a Secretaria da Fazenda do Estado e a SSP (Secretaria de Segurança Pública) para que sua aplicação seja ampliada e mais ativa.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.