Conectividade e Serviços. Esses são os temas principais da Scania na 20.ª edição da Feira e Congresso de Transporte e Logística (TranspoSul), promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (Setcergs). O estande expõe os caminhões pesados R 440 6×2 e R 480 6×4, e, na área de test drive, está disponível o R 620 V8, o mais potente fabricado no Brasil. O evento acontece de 27 a 29 de junho, em Bento Gonçalves (RS).
A Transposul será palco para o lançamento de uma campanha promocional de serviços com o acesso imediato aos benefícios irreversíveis da conectividade no setor de Transportes. A Scania lançou seus Serviços Conectados em janeiro de 2017, mas os veículos fabricados a partir de maio de 2016 já estão saindo com o módulo que permite o uso dos dados operacionais do veículo via conexão móvel. Para a promoção, o público-alvo são proprietários de caminhões da fabricante de janeiro de 2012 a abril de 2016, que não possuem o aparelho. O objetivo é atrair todos perfis de clientes. Por isso, são oferecidos três tipos de combos: Flexível, Standand e Compacto. A ação terá validade até 31 de dezembro de 2018. Mais detalhes na rede de concessionárias Scania.
Nos três combos, ao adquirir um Programa de Manutenção Scania (PMS), o cliente pagando uma pequena taxa de adesão tem direito à instalação do módulo e ao pacote Desempenho, dos Serviços Conectados. Serão 18 meses totalmente grátis de uso do mais completo pacote disponível, que permite analisar a fundo a gestão da operação, por veículo e motorista, em tempo real. A taxa de adesão é gratuita no Flexível, desde que o caminhão tenha histórico de manutenção na rede Scania (caso contrário, há um custo de valor especial pela revisão completa de entrada), e muito competitiva nos outros dois modelos.
A primeira opção de combo traz as vantagens insuperáveis do revolucionário Plano de Manutenção Scania com Planos Flexíveis, com redução de até 16% dos custos de manutenção, aumento de até 20% na disponibilidade e cobrança pelo consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos). No segundo, faz parte o plano de manutenção Periódico Standard, com as revisões previstas, e trocas de óleo, filtros em geral e lubrificações específicas. Já o terceiro dispõe do programa de manutenção periódico Compacto que inclui troca de óleo, filtro e graxas com mão de obra inclusa. Ambos oferecem pagamento via parcela fixa mensal ou por meio da vantagem dos Serviços Conectados com cobrança por quilômetro rodado (não rodou, não paga).
“Nossa campanha convida os clientes que ainda não possuem frotas conectadas a embarcar conosco nesta nova jornada para a sustentabilidade do negócio, que será crucial para manter a rentabilidade de quem trabalha ou pretende continuar a atuar no setor nos próximos anos”, diz Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Temos quase 10 mil veículos conectados e reduzindo vários tipos de custos. Por isso, queremos ser parceiros dos clientes para atualizar suas frotas. Faremos nossa parte”.
“Nunca antes a Scania simplificou tanto um conjunto de benefícios de serviços, com provas de ganhos operacionais (resultados de clientes), na explicação do tipo de programa de manutenção para cada perfil, no acesso imediato ao pacote de conectividade mais completo, e, tudo isso com valores muito atrativos”, afirma o diretor. A preocupação da marca com todos os perfis de clientes, do autônomo ao grande transportador, é tamanha que os combos poderão trazer até 31% de economia, na comparação caso os benefícios fossem adquiridos separadamente pelos preços integrais.
De acordo com Souza, os caminhões Scania de 2012 a abril de 2016 podem ser facilmente conectados. “A maioria dos proprietários não sabe e por isto temos um potencial de 50 mil produtos para serem atualizados. Em resumo, o veículo mais antigo terá a mesma tecnologia disponível que o zero quilômetro”.
No estande, além da promoção, os visitantes poderão conhecer as vantagens do agendamento ativo de manutenção. Trata-se de mais um benefício dos Serviços Conectados Scania, para que os clientes tenham maior disponibilidade de operação por conta do planejamento de serviços.
Participação desde a primeira Transposul
A Scania tem uma identificação muito forte com a feira. Por isso, participa desde o início da maior feira de transportes do Sul do país. “Na Transposul vamos apresentar todas as soluções inteligentes e conectadas Scania para o desenvolvimento de um transporte mais sustentável às empresas do Rio Grande do Sul. Além de ser um excelente momento para estar com nossos clientes, em parceria com as concessionárias Suvesa e Brasdiesel”, salienta Ricardo Vitorasso, diretor de vendas de Caminhões da Scania no Brasil.
“A Suvesa e a Brasdiesel, as nossas Casas representantes no Rio Grande do Sul, são reconhecidas pelos clientes pelo excelente nível de suporte e serviços que prestam no estado. Uma região com tantas particularidades de perfis de transporte de cargas e passageiros merece o atendimento Premium que elas oferecem”, completa.
Hoje, a participação da Scania no Rio Grande do Sul está em 33,6%, nos pesados, e de 9,4%, nos semipesados. Já no acumulado de 2018, de janeiro a maio, foram vendidos 284 veículos, alta de 42,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2017, a marca vendeu 181 veículos naquele Estado, um crescimento de 5,2% em comparação a 2016.
Durante a Transposul estarão à disposição as equipes de vendas de veículos e serviços, bem como de soluções financeiras do Scania Banco (financiamentos e seguros) e do Consórcio Scania.
voltar