RNTRC tem o recadastramento prorrogado
Compartilhe
22 de Maio de 2009 – 10h00 horas / SETCESP
Entrou um vigor na última terça-feira, dia 19 de maio, a operação do novo sistema para o cadastramento do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas – RNTRC, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Porém, o novo sistema, que aplica a Resolução 3056/09, terá o seu recadastramento prorrogado por mais 60 dias para adequação do registro. A ação visa restabelecer novas senhas aos sindicatos que fornecerão o registro para novas empresas de transporte, motoristas autônomos e cooperativas de transporte, além da manutenção do sistema que fará o cadastramento.
A medida foi anunciada pelo diretor da ANTT, Bernardo Figueiredo, e será divulgada no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Com a nova resolução, o certificado de registro deve ser solicitado nas instituições credenciadas que representam o setor e nos endereços indicados no site www.antt.gov.br, com a presença do interessado ou de seu representante legal. Cabe ressaltar que todos os transportadores já cadastrados deverão se apresentar até 8 de setembro de 2009 para adequar-se às novas regras. A nova Resolução tem como objetivos disciplinar, qualificar e profissionalizar o setor, implementando exigências e algumas restrições que deverão promover a redução da informalidade. Com isso, haverá uma melhor competitividade no que diz respeito a esse tipo de prestação dos serviços, o que trará mais segurança e eficiência à atividade.

voltar