Representantes dos trabalhadores do setor de transporte têm reunião com presidente do Senado
Compartilhe

No encontro, foi debatida a derrubada do veto presidencial ao socorro ao transporte público

Representantes dos trabalhadores do setor de transporte tiveram encontro com o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, no último dia 5 de março. Na ocasião, também estiveram presentes o presidente da Frente Nacional de Prefeitos e ex-prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizete, e empresários do transporte. A reunião tratou do alto índice de demissões e da perda de milhares de postos de trabalho da categoria de transportes terrestres em todo o território nacional. 

Segundo o presidente da CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Transportes Terrestres), Jaime Bueno Aguiar, o presidente do Senado se comprometeu a pautar, de imediato, a derrubada do veto ao PL n.º 3364/2020, que cria o auxílio emergencial de R$ 4 bilhões para sistemas de transporte em cidades com mais de 200 mil habitantes.

Jaime Bueno Aguiar explica que a pandemia da covid-19 agravou ainda mais a situação das empresas de transporte terrestre de passageiros, que já conviviam com sucessivos prejuízos em decorrência do atual modelo de tarifas deficitário. “A pandemia obrigou a reduzir frotas em um momento em que era justamente para aumentar, a fim de evitar aglomerações. A gente precisa ter uma solução imediata. Não dá para ficar esperando a boa vontade política, porque o setor vai parar uma vez que não tem mais dinheiro para bancar ônibus rodando na cidade sem remuneração.”

No encontro com o chefe do Senado, informa o presidente da CNTT, também foi abordada a possibilidade – em caso da não derrubada do veto – da edição de uma nova medida provisória para atender, emergencialmente, o setor de transporte e evitar a continuidade das demissões de trabalhadores, sob pena de haver uma paralisação nacional da classe trabalhadora.


voltar