Regra do capacete estréia dia 1º de junho
Compartilhe
27 de Maio de 2008 – 10h00 horas / Revista A Tribuna
Os motociclistas que têm capacetes fabricados depois de 1º de agosto de 2007 só poderão utilizar o equipamento, a partir da semana que vem, se ele estiver de acordo coma regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
No próximo domingo (1º de junho), os agentes de trânsito e policiais estarão autorizados a multar os motociclistas cujos capacetes não atenderem às especificações. A multa é de R$ 127, mais sete pontos na Carteira de Habilitação.
Publicada em fevereiro, a deliberação 62 do Denatran prevê que o capacete deve ter faixa refletiva de segurança nas partes laterais e traseira, para facilitar a visualização do motociclista pelos demais. Os capacetes também devem ter selos holográficos ou logomarcas do Inmetro, que comprovam a qualidade do equipamento. O selo ou marca deverão estar fixados ou gravados na parte interna do capacete. A norma não vale para os capacetes fabricados antes de agosto de 2007.
A nova regulamentação complementa uma resolução do próprio Denatran, a 203, de 2006. Entre outras regras, a resolução estabelece que o motociclista deve circular sempre com a viseira do capacete fechada. Mesmo quando, estiverem parados em semáforos, os motoristas não devem abri-las.
Se estiver usando um capacete sem viseira, de modelo mais antigo, o motociclista é obrigado a circular com óculos de proteção. A resolução também veda o uso de películas na viseira e determina seja transparente (padrão cristal), quando usada no período noturno.
Protestos
As novas regras geraram protestos de motociclistas. A Associação dos Motociclistas e Mensageiros de São Paulo, que promoveu manifestações em fevereiro, estima que os preços dos capacetes subiram 40%, por causa da necessidade de certificação do Inmetro.
De 1º a 11 de fevereiro, as novas regras chegaram a valer, e a Polícia Militar multou motociclistas que estavam com os capacetes fora das normas. A partir do dia 12, o Denatran, cedendo as pressões da categoria, adiou a entrada em vigor da resolução em 120 dias, para que os motociclistas tivessem mais tempo para se adequar às normas.
Isso fez com que a data fosse mudada para a próxima segunda-feira. Segundo o Denatran, não haverá nova alteração de prazo.

voltar