Rede de Integridade do Ministério dos Transportes fortalece compromisso da gestão com a transparência
Compartilhe

Com formato inédito na administração pública, a Rede de Integridade e Transparência do Ministério dos Transportes foi instaurada para promover ações de fomento à participação, ao controle social e à prestação de contas à sociedade. O grupo é composto por representantes da pasta e das entidades vinculadas – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Infra S.A. –, como forma de garantir maior integração entre os agentes que executam as políticas públicas de infraestrutura de transportes.

Estabelecida por meio da Portaria nº 1.168 de 2023, o colegiado terá seu funcionamento e atribuições distribuídos pelas seguintes câmaras técnicas: Ética e Análise de Riscos à Integridade; Transparência, Acesso à Informação, Participação Social e Diversidade; Conformidade, Controle e Auditoria; Correição. As câmaras se reunirão ordinariamente a cada seis meses e, a depender da necessidade, serão convocadas em tempo devido, com previsão mínima trimestral. Os regimentos aprovados pelos colegiados serão submetidos ao Comitê de Gestão de Riscos, Transparência, Controle e Integridade do Ministério dos Transportes, instância responsável pela coordenação da Rede de Integridade e Transparência dos Transportes.

“Cria-se um ambiente saudável com a uniformização de ações e procedimentos de integridade, transparência, gestão de riscos e controle o que, ao final, resultará em mais diálogo e transparência com o cidadão.” resume o chefe da Assessoria de Controle Interno do Ministério dos Transportes, Henrique Barros Pereira Ramos, coordenador da rede.

Próximos passos
A partir da instalação da Rede de Integridade e Transparência dos Transportes e do Comitê de Gestão de Riscos, Transparência, Controle e Integridade do Ministério dos Transportes, o próximo passo será a elaboração do plano de trabalho das câmaras e, seguidamente, o da rede. Simultaneamente e de forma coordenada, caberá ao comitê desenvolver os Planos de Integridade e de Gestão de Riscos do Ministério dos Transportes.

Os planos deverão observar os seguintes propósitos estratégicos: a garantia da transparência, do pleno acesso à informação, do fomento à participação, ao controle social e à prestação de contas à sociedade, resguardados os casos de sigilo e proteção de dados pessoais previstos em Lei; a prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude, de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional; e a promoção da conformidade de condutas, da priorização do interesse público e da cultura organizacional voltada à entrega de valor público.

Foto: divulgação Ministério dos Transportes


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.