Compartilhe
23 de Fevereiro de 2018 – 14h51 horas / SETCESP

O Brasil está apresentando positivos indicadores econômicos como há anos não exibia e economistas chegam a projetar um PIB – Produto Interno Bruto de 3% para 2018. Esse cenário de recuperação é o momento ideal para que os transportadores rodoviários de carga voltem a investir e desenvolver os seus negócios que sofreram fortemente com a crise dos últimos anos.

 

A recuperação do setor passa essencialmente pela composição tarifária de suas operações, pois lutando para se adaptar à realidade da crise as transportadoras cortaram despesas, diminuíram de tamanho, cederam a exigências e, principalmente, reduziram o frete para um preço abaixo do razoável o que significou, em muitos casos, o encerramento de suas atividades.

 

Neste sentido, o SETCESP vem desempenhando diversas ações para que os empresários possam estar preparados para atender a demanda projetada para 2018 e acompanhar essa retomada. Exemplo disso, foi a realização do evento Conferência SETCESP: Tarifas de Fretes, que na última quinta-feira (22) reuniu mais de 100 empresários do setor para discutir sobre a importância de reajustar o valor do frete e combater a sua defasagem, que segundo dados divulgados pela NTC&Logística durante o CONET chegou, no segundo semestre de 2017 à média de 16,95%, sendo 13,95% para a carga fracionada e 20,60% para a carga lotação.

 

O propósito do SETCESP com essas iniciativas é fornecer argumentos e ferramentas para que as empresas possam defender um preço justo de frete junto ao mercado, que remunere os custos e gere lucro. Um dos focos da entidade para 2018 é a rentabilidade dos seus associados e do setor como um todo, pois é somente através do lucro que as empresas conseguem investir em suas estruturas e em seus colaboradores e assim contribuir diretamente pelo desenvolvimento do Brasil.


voltar