Entre os problemas com esses produtos, que eram artigos de consumo próprio de valor até US$ 3 mil (e imposto de importação de 60%), estavam subfaturamento, falsa declaração de conteúdo e pirataria.
Foram lavrados 3.660 termos de retenção. A partir de agora, todos esses indícios e a relação das 130 empresas e pessoas físicas serão encaminhados ao Ministério Público Federal, ao qual compete promover a denúncia pelos crimes de contrabando e descaminho, puníveis com 1 a 4 anos de reclusão.
Produtos
Foram apreendidos 110 toneladas de produtos, sendo que haviam 410 mil celulares e 460 mil óculos chineses, que seriam importados por 130 empresas e pessoas físicas.
De acordo com a Receita, em certas cargas, com centenas de celulares chineses, era frequente a declaração de valores comerciais subfaturados, inferiores a US$ 200. Em vez da declaração de celulares completos, era feita apenas a de partes e peças avulsas.
Também foi identificada grande quantidade de artigos falsificados de marcas consagradas e, segundo um representante comercial da marca vítima de falsificação, trata-se da maior apreensão do mundo.
voltar