Projeto Educação Nutricional nas Rodovias é lançado em todo o Brasil
Compartilhe

O objetivo é sensibilizar os estabelecimentos localizados em pontos de parada e de descanso de todo o país sobre práticas alimentares saudáveis

Sabemos que a vida nas estradas requer muito dos profissionais e que, nem sempre, é possível programar a alimentação. Foi pensando nos ganhos para a saúde e na qualidade de vida dos trabalhadores do transporte e de toda a sociedade, que o SEST SENAT lançou o “Rota da Nutrição”, que auxilia quem está nas rodovias, a encontrar restaurantes que oferecem refeições de qualidade.

Nesse projeto, nutricionistas do SEST SENAT vão visitar estabelecimentos que desejam adquirir o selo “Rota da Nutrição”, que indicará que aquele local adota práticas nutricionais adequadas ao oferecer refeições balanceadas e saudáveis aos trabalhadores do transporte.

O selo indica que o restaurante cumpre os seguintes requisitos: higiene e conservação adequada dos alimentos; cardápio com opções saudáveis e equilibrado nutricionalmente; e preocupação com a apresentação dos alimentos.

Desta forma, os profissionais do transporte poderão contar com espaços, como restaurantes e lanchonetes, que ofereçam melhores condições de alimentação.

Com o selo do SEST SENAT, o estabelecimento agrega ainda mais valor ao seu negócio e desfruta de outros benefícios, como receber orientações técnicas de nutricionistas altamente capacitados; ter o estabelecimento divulgado, nacionalmente, nos canais do SEST SENAT; e conseguir mais chances para que o espaço receba a certificação oficial do Ministério da Infraestrutura como um ponto de parada e descanso. Todos esses benefícios serão oferecidos, de forma gratuita, aos estabelecimentos comerciais.

Um dos critérios do Ministério da Infraestrutura para o reconhecimento oficial de um local como um ponto de parada e descanso são as condições sanitárias dos estabelecimentos ali situados.

A oferta de refeições consideradas saudáveis pode ser avaliada pelo órgão como uma condição sanitária adequada. Portanto, o selo “Rota da Nutrição do SEST SENAT” tem condições de conferir ao ponto de parada um diferencial positivo a mais, contribuindo, assim, para o possível recebimento da certificação.

É importante destacar que o projeto tem a missão de conscientização e educação, de forma que não serão realizadas atividades fiscalizatórias ou de consultoria aos estabelecimentos. O selo Rota da Nutrição do SEST SENAT terá validade de seis meses.

Clique e confira os restaurantes que já receberam o selo Rota da Nutrição. 

*Revista SETCESP com informações do SEST SENAT


voltar