A produção de caminhões cresceu 57,2% em janeiro de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a associação dos fabricantes de veículos, a Anfavea. O avanço é muito maior que o segmento de veículos como um todo, que subiu 24,6%.
De acordo com a entidade, foram 7.045 caminhões feitos no mês, contra um total de 4.482 unidades em janeiro de 2017.
Um dos segmentos de destaque é o dos extrapesados, grandes caminhões que puxam mais de 45 toneladas, mas outras áreas começam a reagir, segundo Luiz Carlos de Moraes, vice-presidente de caminhões da Anfavea
"Vemos o varejo começando a crescer também, por conta da distribuição de produtos nas cidades."
Comparado a dezembro, quando 7.436 caminhões foram produzidos, houve uma pequena queda de 5,3%.
"Janeiro e fevereiro são meses de sazonalidade baixa, o ano está começando. Mas o número de vendas não foi ruim. Comparado a janeiro do ano passado foi um crescimento, mas a base do ano passado era baixa", afirma Antônio Megale, presidente da Anfavea.
Previsões
Como havia comentado no início do ano, a Anfavea mantém as previsões de crescimento para o ano.
"Esse número de 24,7% de crescimento que a Anfavea prevê é um número robusto e capaz de ser atingido", afirma Luiz Eduardo de Moraes, vice-presidente de caminhões da Anfavea.
No entanto, o executivo ressalta que o ano passado foi ainda muito fraco. "Lembrando sempre que a base (de 2017) é baixa", completa Moraes. As vendas de janeiro também registraram alta de 56% em janeiro, com 4.594 unidades.
voltar