Procura por CNH digital cresceu 70% em SP
Compartilhe:

A procura pela Carteira Nacional de Habilitação Digital cresceu 70% em 2020 em São Paulo. Dessa forma, a ferramenta já atingiu 3.424.474 milhões de pessoas no estado. De acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), foram 2.380.684 novas adesões durante o ano passado.

A CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com isso, tem o mesmo valor jurídico da impressa, que continua sendo emitida aos condutores pelo Detran.SP.

 A CNH é acessada por meio de um QR Code presente no documento físico e é disponibilizada por um aplicativo, o CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal). Assim, o código para baixar a CNH no aplicativo CDT é enviado no e-mail de cadastro do cidadão. Além disso, o documento pode ser acessado pelo site do Poupatempo na aba “Serviços”.

Os motoristas que estão com a habilitação vencida ou a vencer em 30 dias podem fazer o pedido de renovação da CNH, de forma online, pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo Poupatempo Digital. O condutor, no entanto, não deve ter qualquer tipo bloqueio no prontuário, como suspensão, por exemplo.

Já para condutores com a habilitação emitida antes da nova tecnologia digital – sem o QRCODE- é preciso solicitar uma segunda via do documento para obter a versão online. A solicitação também pode ser feita pelo site ou aplicativo do Poupatempo. O valor da taxa é o mesmo da renovação.


voltar