A operação Transporte Seguro, em parceria entre a PRF e a Semar, nesta terça-feira (11), encontrou irregularidades e autuadas 69 multas por infração ao transporte de produtos perigosos. As cargas vistoriadas, na sua maioria, eram de produtos perigosos, como combustíveis, baterias automotivas e gás de cozinha.
Ao final, 43 veículos foram fiscalizados e aplicadas 69 multas por infração ao regulamento que disciplina o transporte de produtos perigosos.
A operação flagrou motorista transportando carga perigosa com CNH vencida, caminhão tanque transportando combustíveis com CIPP vencido. O CIPP é uma certificação do Inmetro que atesta as condições de segurança do veículo tanque para o transporte de produtos perigosos a granel.
Ficou constatado ainda ausência ou insuficiência de equipamentos de proteção individual, equipamentos para situação de emergência exigidos para uso pelos responsáveis pelo transporte de cargas consideradas perigosas e atendimento em situação de emergência.
Cargas perigosas como gasolina, álcool, diesel e baterias para carro eram transportadas sem licença ambiental. Estas infrações específicas foram punidas pela Semar, conforme a legislação que disciplina este tipo de transporte. Dois carregamentos de combustíveis estavam sem notas fiscais.
voltar